terça-feira, janeiro 13, 2009

COM ÁGUA NA BOCA - DELÍCIAS DA COZINHA INDIANA

CHAPATI



250 g de farinha integral (2 ½ xícaras) pode ser tb 1/2 branca e 1/2 integral
50 g de manteiga derretida
1 pitada de sal
Água morna

Numa tigela, misture a farinha e o sal, juntando água morna aos poucos. Sover a massa por 10 minutos ou até estar lisa e firme. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.

Forme bolinhas de 4 cm de diâmetro e abra cada uma até obter círculos. Aqueça uma frigideira de ferro ou outra que preferir, e coloque o chapati. Espere por 1 a 2 minutos e vire-o.

Com um pegador tipo pinça, pegue o chapati e coloque-o diretamente sobre o fogo até que se infle como um balão. Quando pronto, espalhe manteiga sobre o chapati e mantenha-o quente, embrulhando num pano até a hora de servir.



SAMOSA (PASTEL INDIANO)



massa

4 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
¾ de xícara de manteiga derretida

Recheio

1/2 colher (chá) de mostarda em grão
1/4 xícara de óleo
Gengibre ralado
1 colher (chá) de açafrão-da-terra (curcuma)
2 colheres (chá) de cominho moído
5 batatas cozidas, sem casca e cortadas em cubinhos
Coentro picado
Sal a gosto
Óleo para fritar

Misture a farinha, a manteiga e o sal. Aos poucos adicione cerca de 1/2 xícara de água morna. Amasse até obter uma massa homogênea. Prepare o recheio: leve ao fogo o óleo junto com a mostarda. Quando começar a pipocar acrescente o gengibre. Frite rapidamente e adione o açafrão, o coentro moído e o cominho. Junte a batata e misture. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por 3 minutos. Tempere com sal e adicione o coentro fresco picado, deixe esfriar. Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, abra a massa em círculos de uns 12 cm de diâmetro. Corte cada rodela ao meio e com cada pedaço forme um cone. Coloque um pouco de recheio preparado e feche bem. Deixe sobre um pano umdecido. Frite os pastéis em óleo quente, em fogo baixo, pouco a pouco, até dourarem dos dois lados. Rendimento: 80 pastéis.

OBS: Para fechar bem os pastéis, umedeça as bordas de massa com água fria.

DAHL DE ERVILHA PARTIDA



O ser humano não precisa recorrer à carne animal, ovos ou peixe para encontrar as proteínas necessárias e sua alimentação. Elas existem em profusão no feijão, na ervilha seca, no trigo integral, no grão-de-bico, nos feijões partidos tipo dahl e, é lógico, nos produtos lácteos. Preparado com vários tipos de leguminosas, o dahl representa uma das principais fontes de proteínas na cozinha indiana.

Na Índia, é raro servir-se uma refeição sem dahl preparado de uma ou outra maneira, seja com arroz num kitri (sopas), ou ainda em diferentes tipos de acompanhamentos tais como panquecas e papadams.

500 g de ervilha partida
1 pimentão verde picado em cubinhos
1/2 couve-flor ou brócolis em florzinhas
3 colheres de sopa de ghee ou manteiga
2 pimentas vermelhas (dedo de moça)
3 folhas de louro
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de canela
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
Sal marinho

Cozinhe a ervilha partida com o louro, uma colher de ghee e sal até que os grãos estejam macios.

Aqueça o ghee à parte. Deixe dourar e exalar perfume. Junte a pimenta, o gengibre e o pimentão, acrescente em seguida a couve-flor, tampe e deixe cozinhar. Coloque menos que a metade de um copo de água e ferva até que a couve-flor esteja macia, e vá acrescentando pouca água. Junte com a ervilha previamente cozida e guarneça com cheiro verde.

Sirva com arroz simples.

SRIKHAND



4 litros de leite
1 copo de iogurte natural
200g de açúcar
10 cardamomos moídos
5 colheres de sopa de pistache sem sal
1 colher de chá de noz-moscada ralada
1 envelope de açafrão

Preparo:

Ferva o leite e desligue o fogo em seguida. Espere o leite ficar morno e misture o copo de iogurte. Despeje a mistura em uma panela com tampa. Deixe repousar em um lugar quente (dentro do forno desligado) de uma dia para o outro. No dia seguinte ele estará transformado em iogurte. Coloque esse iogurte em um pano de algodão (tipo morim) ou lenço bem fino e pendure num lugar alto, para escorrer o soro. Deixe por aproximadamente 5 horas. Após período, coloque o iogurte na batedeira, acrescente o açúcar e bata até que fique homogêneo. Retire da batedeira e misture cardamomo, o pistache, a noz-moscada e o açafrão. Leve para gelar por quatro horas no mínimo.

Sirva gelado em taças.

PAPADAM, BATATA(P)



250g de batatas
½ colher de chá de garam massala
1/4 colher de chá de pimenta em pó
1/4 colher de chá de pimenta preta
Sal
Óleo

Preparo:

Cozinhe as batatas em suas peles até que fiquem macias, descasque-as e amasse-as completamente. Divida em 14 parcelas iguais. Unte 1 saco plástico grande e 1 pequeno com o óleo e coloque numa superfície larga de trabalho. Com um rolo amasse 1 parcela da batata, coloque-a no plástico, cubra-a com o outro saco e forme um círculo de 10cm. Remova o saco pequeno, espalhe outra vez o óleo e continue a abrir com o rolo todos os outros papadams. Deixe exposto ao ar por 1 dia para que seque. Coloque os papadams em assadeiras untadas com óleo e coloque-os no forno por aproximadamente 30cm de altura do fogo. Deixe por 3 dias para secar, girando os todo dia. Quando seco, armazene em um recipiente hermético. Imediatamente antes de servir, aqueça o óleo em uma frigideira profunda na temperatura meio baixa. Deslize delicadamente um papadam no óleo quente e frite-o por alguns segundos até que fique levemente dourado em ambos os lados.

Sirva quente ou na temperatura ambiente.

GULAB JAMUN (DOCINHOS MERGULHADOS NA CALDA DE ÁGUA DE ROSAS)



200 gramas de leite em pó integral
50 gramas de farinha de trigo branca
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
25 gramas de manteiga amolecida ou guee
1/2 colher de chá de cardamomo
leite fresco
750 gramas de açúcar
1 colher de sopa de água de rosas ou algumas gotas de essência de rosas
guee para fritura
água

Modo De Preparo:

Numa panela, faça uma calda fervendo 750 ml de água com açucar. Depois de ferver por 3 minutos, junte a água de rosas e retire do fogo. Em panela separada, misture o leite em pó, o bicarbonato de sódio e o cardamomo. Aqueça o leite, juntando-o à mistura. Misture bem a massa e, antes queendureça, faça bolinhas com 2 cm de diâmetro. As Bolinhas devem ficar lisas e homogêneas. se a massa estiver dura demais, junte-a com o leite.

Numa frigideira sobre o fogo baixo, aqueça o guee, mas não deixe esquentar demais, pois somente o lado externo das bolinhas ficará cozido. frite as bolinhas, e mexa-as continuamente, impedindo de grudarem no fundo da panela, até que elas começem a flutuar na superfície e fiquem com uma cor dourada escura.

Aqueça novamente a calda de açucar por 2 a 3 minutos e retire do fogo. Retire do fogo retire todas as bolinhas do guee, escorra e mergulhe-as na calda. Mantenha-as na calda por 2 horas (ou muito mais, se possível, até 2 dias) antes de servir.

Para tornar essa preparação mais saborosa, junte um pedacinho de açúcar-cande a cada bolinha. O "cande" derrete durante a fritura e deixa as bolinhas úmidas e mais doces por dentro.

AAM CHUTNEY (CHUTNEY DE MANGA)



4 kg de manga madura mas rija
1,5 litro de água
180 grs de açúcar
3 paus de canela
1 colher de chá cheia de cardamomo moído
3 colheres de sopa de sumo de limão
60 gr de uvas passas brancas
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
3 malaguetas
2 colheres de chá de sal

Preparo:

Descasque as mangas e corte-as em pedaços.Numa panela misture o açúcar, água, sumo de limão, sal e os paus de canela.Leve a panela a lume moderado até que o açúcar se dissolva.Ponha o lume no máximo e deixe ferver cerca de 2 minutos.Adicione os cubos de manga, as passas, o gengibre, os cardamomos e a malagueta.Deixe ferver cerca de 4 minutos + ou - até que a fruta esteja macia.

Deixe esfriar e guarde em local fresco.

Fonte: Desconheço a autoria do texto. Enviado por e-mail pela Advogada e amiga carioca ANA CAROLINA

Nenhum comentário: