sexta-feira, janeiro 09, 2009

TECNOLOGIA & CIÊNCIA - TV COM INTERNET GANHA DESTAQUE NA CES 2009

Lilian Ferreira - UOL Tecnologia

A crise econômica atingiu o mundo inteiro, de grandes empresas a cidadãos comuns. E como as empresas de eletrônicos reagiram? Investindo no entretenimento doméstico. Todas as empresas repetem o mesmo discurso: com menos dinheiro, as pessoas irão sair menos de casa, seja para jantar fora, passear ou viajar.A solução é ter divertimento em casa mesmo. E para isso, não há eletrônico melhor do que a televisão. Se você pensou que o computador e a Internet são bons rivais da TV, não está errado. A novidade é que tudo estará integrado em um só aparelho.Mas esqueça aquele jeito complicado cheio de cabos e menus que seu sobrinho geek ensinou para ligar o PC na TV. Nada disso será necessário.

A TV já virá com programas para acesso de vídeos online, por exemplo, e o PC ficará compacto em uma tela com capacidade de captar sinal de televisão. Vai ser a TV e o computador de sempre, mas agora com algo a mais.

No segundo dia de eventos para a imprensa da CES 2009 (Consumer Electronics Show), LG, Toshiba, Sharp e Samsung, só para dizer alguns nomes, apresentaram o mesmo conceito.

Até Steve Ballmer, CEO da Microsoft, no keynote de abertura do evento, disse que o futuro é a integração das três principais telas que usamos hoje em dia: TV, PC e celular.

A LG veio com televisores da linha NetCast Entertainment Access que oferece acesso a videos, filmes, séries e widgets direto da Internet. A conexão é por cabo Ethernet.

A Toshiba trouxe a TV combo em parceria com a Intel, Yahoo e Microsoft. Ela usa o Windows Media para integrar mídia da casa e widgets do Yahoo!. Já a Cell TV possui chip da IBM usado no Playstation 3, tem capacidade de gravar seis canais ao mesmo tempo (em resolução maior que o atual 1080p) e acessa Internet.

A Samsung, por sua vez, mostrou a tecnologia Medi@2.0 que traz o "melhor da Web para a TV", com vídeos do Netflix, músicas da Pandora, widgets e conexão wireless.

A Panasonic introduziu a linha Viera Cast-branded HDTVs, que acessa à Internet sem fio, com vídeos da Amazon.com on demand. Sony também anunciou que a linha Bravia agora conecta-se à Web.

Na maioria destas TVs, porém, náo é possível navegar por browser e em qualquer sites. As empresas firmam parcerias para disponibilizar determinados conteúdos Web nas telas da TV, geralmente vídeos online. Assim, um televisor deste aqui no Brasil precisaria de parcerias locais de aluguel de vídeos, por exemplo.

TVS GANHAM RECURSOS DE AJUSTE AUTOMÁTICO DE IMAGEM E MELHOR RESOLUÇÃO

Quando o assunto é televisão, as novidades apresentadas para a CES 2009 não ficaram centradas apenas na possibilidade do aparelho se conectar à Internet. Fabricantes prometem melhorias na qualidade da imagem também.

O LCD Backlight aparece em vários equipamentos, o que garante imagens melhores e economia de energia em casa. Sensores de luz ambiente e o ajuste automático de brilho e contraste também são apostas constantes.

Outra preocupação das empresas, foi evitar que imagens em movimento ficassem borradas nas telas LCD. Uma nova era de 420 frames por segundo chegou junto com novas tecnologias.

A linha Regza da Toshiba, por exemplo, promete mudar todo o conceito de qualidade de imagem em TV Full HD. Possui nova gradação de cores, super resolução e Deel Logoon Design, para "ver através da superfície". A empresa prevê também a evolução das TVs com grandes telas, de 1920 x 2080p para 4k (3820) por 2k (2160).

E a TV não aparece só em grandes modelos com mais de 50". Como disse o presidente da Sharp em sua apresentação, as teves estão em todos os cômodos da casa. A Toshiba também aposta em modelos menores e coloridos.

BLU-RAY

Os Blu-rays também marcaram presença nas exibições para a imprensa. A Sony anunciou que em 2008 vendeu 300% mais Blu-ray do que no ano anterior.

Além deles, home theaters para acompanhar a qualidade do som que vem com a imagem estão presentes. Sharp, Samsung e Panasonic apresentaram seus produtos. Esta, ainda lançou um tocador de Blu-ray portátil.
Fonte: http://www.adnews.com.br/tecnologia.php?id=82059

Nenhum comentário: