quarta-feira, abril 15, 2009

Como funciona o farol xenon

Existem algumas dúvidas com relação aos faróis de xénon, se é proibido utiliza-lo ou não. Assim como também existem muitas imitações, os famosos faróis xinelon.

Diferentemente dos faróis com lâmpadas comuns, que geram luminosidade através da fluorescência do seu filamento, os faróis xénon se utilizam de um bulbo, onde lá dentro existe um composto de algums gases.

O principal gás que compoem esse bulbo é o gás xenônio, por isso o nome da lâmpada. Esse gás quando é submetido a uma grande diferencia de potencial elétrico, produz luz. O principio é parecido com uma lâmpada florescente utilizada em casa.

Por isso que uma lâmpada xenon precisa ter um reator e não simplesmente ligada aos 12V da bateria do carro. Nas lâmpadas comuns, o farol alto é gerado utilizando-se de um segundo filamento dentro da mesma lâmpada, o que não é possível em um farol xénon.

Para resolver esse problema somente utilizando uma lâmpada para farol alto e uma para baixo, o que encarece bastante o sistema, pois será necessário um reator para cada lâmpada. Uma solução que já existe hoje são lâmpadas que possuem refletores que mudam de posição, dando o efeito de farol alto e baixo.

Para quem tem dúvidas se é proibido a utilização ou não, acessem o site do detran e tirem suas próprias conclusões. O que é proibido são aquelas lâmpadas xinelon, onde o pessoal que não tem grana para comprar uma xénon, colocam lâmpadas comuns de filamento com o vidro azul, que ofusca pra caramba os olhos do motorista no sentido contrário.
Veja mais: http://como-funcionam.blogspot.com/2009/04/como-funciona-o-farol-de-xenon.html

Nenhum comentário: