terça-feira, julho 03, 2007

PROTESTANTISMO

O Protestantismo é um dos grandes ramos do Cristianismo (religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de JESUS DE NAZARÉ originário da Reforma ocorrida na Europa no século XVI.

DEFINIÇÃO

No sentido próprio da palavra, o protestantismo significa o grupo de príncipes e cidades imperiais que, na dieta de Speyer, em 1529, assinaram um protesto contra o Édito de Worms que proibiu os ensinamentos Luteranos no Sacro Império Romano. A partir daí, a palavra "protestante" em áreas de língua alemã ainda se refere às Igrejas luteranas, enquanto que a designação comum para todas as igrejas originadas da Reforma é Reformado. No Brasil os protestantes são chamados de Evangélicos. No sentido lato, a palavra designa todos os grupos religiosos cristãos de origem européia ocidental, que romperam com a IGREJA CATÓLICA como resultado da influência de MARTINHO LUTERO, fundador das igrejas luteranas, e de JOÃO CALVINO, fundador do movimento Calvinista. Um terceiro ramo principal da Reforma, que entrou em conflito tanto com os Católicos como com os outros Protestantes é conhecido como Reforma Radical ou Anabaptista. Lutero e Calvino distanciaram-se destes movimentos mais radicais, que eles viram como uma semente de insubordinação social e fanatismo religioso.Alguns grupos cristãos ocidentais não-católicos são chamados Protestantes, ainda que os respectivos grupos não reconheçam quaisquer ligações a Lutero, Calvino ou aos Anabaptistas.

ORIGENS DO PROTESTANTISMO

Os protestantes situam normalmente a sua separação da igreja católica romana por volta do ano 1500, chamando-lhe a reforma magistral porque propunha inicialmente numerosas revisões radicais dos padrões da doutrina da Igreja Católica Romana (o chamado magisterium). Os protestos irromperam repentinamente e em vários locais ao mesmo tempo, de acordo com a região em que surgiu. De certa forma, esta explosão de protestos pode ser explicada por dois eventos de dois séculos anteriores na Europa ocidental.
Efervescência na igreja e no império ocidental, que culminaram no Papado de Avignon (1308 - 1378), e no Cisma papal (1378 - 1416), levaram a guerras entre príncipes, revoltas entre os camponeses e a uma preocupação generalizada perante a corrupção do sistema dos conventos. Adicionalmente, o Renascimento humanista estimulava o efervescer da atividade acadêmica, sem precedentes durante a Idade Média, que pela sua natureza implica a busca da liberdade de pensamento. Sérios debates teóricos decorriam agora nas universidades sobre a natureza da Igreja e a fonte e extensão da autoridade papal, dos concílios e dos príncipes. Uma das perspectivas novas e mais radicais teve origem em John Wyclif, em Oxford e posteriormente Jan Hus na Universidade de Praga. Dentro da igreja católica romana, este debate foi oficialmente concluído pelo Concílio de Constança (1414 - 1418), que executou Jan Hus e baniu postumamente Wyclif como um herético. No entanto, enquanto Constança confirmou e fortaleceu as concepções medievais da Igreja e do império, não poderia ter resolvido as tensões nacionais ou as tensões teológicas que tinham surgido no século anterior. Entre outras coisa, o concílio não conseguiu evitar o Cisma nem as Guerras Hussíticas da Boémia. Em certa forma, o protesto iniciado por Martinho Lutero, um monge agostiniano e professor na Universidade de Wittenberg, provocou a reabertura do debate sobre a venda de Indulgências ( Perdão ao cristão das penas temporais devidas a Deus pelos pecados cometidos na vida terrena. Estas indulgências são concedidas apenas depois que o pecado e o seu imanente castigo de danação eterna tenham sido perdoadas pelo Sacramento da Reconciliação, ou Penitência, servindo para perdoar apenas as "penas temporais" causadas pelo pecado, ou seja, para reparar o mal causado como conseqüência do pecado, através de ações piedosas). Teve um ímpeto de uma força renovada e irresistível do descontentamento que tinha sido oprimido mas não resolvido.

O PROTESTANTISMO NO BRASIL

O Protestantismo chegou ao Brasil com viajantes e tentativas de colonização do Brasil por huguenotes (nome dado aos Reformados franceses) e Reformados holandeses e flamengos durante o período colonial. Esta tentativa não deixou frutos persistentes. Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil e abertura dos portos a nações amigas, através do Tratado de Comércio e Navegação comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana, em 1811. Seguiram a implantação de Igrejas de Imigração: Alemães trouxeram o Luteranismo em 1824. Mais tarde missionários fundaram as igrejas Congregacional e a Presbiteriana, voltadas ao público brasileiro. Em 1882 era inaugurada a primeira Igreja Batista no Brasil, em Salvador. Em 1907 fundava-se a Convenção Batista Brasileira. Em 1910 o Brasil receberia o Pentecostalismo, com a chegada da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus. Esta, em particular, foi trazida ao Brasil por dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e estabeleceu-se inicialmente no norte, no Pará. Em 1922 chega ao país o Exército de Salvação, igreja reformada de origem inglesa, pelas mãos de David Miche e esposa, um casal de missionários suíços. Em 1932 alguns ministros da Assembléia de Deus devolveram voluntariamente suas credenciais de obreiros e organizaram Igreja de Cristo no Brasil em Mossoró/RN. Nos anos 1950 o pentecostalismo mudou-se com a influência de movimentos cura divina e exorcismo, que geraram diferentes denominações tais como: Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo fundada pelo já falecido missionário Manoel de Mello. Em 1962 surge a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo missionário David Miranda. Também desta época surgiram outras igrejas, que mantiveram muitas características do protestantismo histórico mas adicionaram o fervor pentecostal, como exemplos, a Igreja Presbiteriana Renovada, a Convenção Batista Nacional e a Igreja do Evangelho Quadrangular, que chegou ao Brasil trazida pelos missionários Harold Edwin Williams e Jesus Hermírio Vaquez, que se instalaram inicialmente na cidade mineira de Poços de Caldas, é pioneira no Brasil no neopentecostalismo popular, enfatiza a cura divina, o batismo do Espírito Santo, a salvação pela graça e a volta de Jesus Cristo para levar os seus seguidores. A Igreja Cristã Maranata foi fundada em Outubro de 1968 no morro do Jaburuna em Vila Velha, Espírito Santo por quatro antigos membros da Igreja Presbiteriana do Centro de Vila Velha. Hoje, a Igreja Cristã Maranata é uma das maiores Igrejas no Brasil. A década de 1970 viu nascer o movimento neopentecostal, com igrejas que enfatizam a prosperidade, como a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo, em 1978; a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por Romildo Ribeiro Soares, entre muitas
outras. É também nessa década que mesmo a Igreja Católica Romana no Brasil começa a sofrer influência dos movimentos pentecostais através da Renovação Carismática Católica, um movimento originário dos EUA, algo que também fora iniciado após a necessária aprovação papal, que deu inicio com o Concílio Vaticano II e seu conduto o Papa João XXIII, e mais tarde, novamente apoiada pelo Papa João Paulo II. Recentemente cresceram as chamadas igrejas neopentecostais com foco nas classes média e alta, com um discurso mais liberado quanto aos costumes e menos ênfase nas manifestações pentecostais. Entre elas podemos citar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada por Estevam e Sonia Hernandez, e a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, fundada por Robson Rodovalho, a Igreja Evangélica Cristo Vive, fundada por Miguel Ângelo.

MOVIMENTOS TEOLÓGICOS DE ORIGEM PROTESTANTE

Pietismo - experiência do crente com Deus, sua condição de pecador e o caminho para sua salvação.

Evangelicalismo - movimento teológico originário do Protestantismo, mas que não se limita a ele, que crê na necessidade de o indivíduo passar por uma experiência de conversão ("nascer de novo","aceitar Jesus") e que adota a Bíblia como único livro divinamente inspirado.

Ecumenismo - movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.

Fundamentalismo cristão - movimento pelo qual os partidários tentam salvar identidade religiosa da absorção pela cultura ocidental moderna, na qual a absorção tem proporção de um processo irreversível na comunidade religiosa mais ampla, necessitando da afirmação de uma identidade separada baseada nos princípios fundamentais da religião.

Pentecostalismo - doutrina de determinados grupos religiosos cristãos, originários no seio do protestantismo, que se baseia na crença da presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc.

Neo-Ortodoxia - O termo neo-ortodoxia significa uma "nova ortodoxia". Movimento liberal protestante que tinha ressaltado a acomodação do cristianismo à ciência e à cultura ocidentais, a imanência de Deus e a melhoria progressiva da humanidade.

Liberalismo teológico - Movimento surgido dentro do cristianismo , devido a divergências entre a tentativa de unir o racionalismo com a exegese bíblica, na qual rapidamente influenciou as igrejas cristãs na Europa, e de lá, para os EUA, onde defendia os seguintes pontos:

1. O caráter de Deus é de puro amor, sem padrões morais. Todos os homens são seus filhos e o pecado não separa ninguém do amor de Deus. A paternidade de Deus e a filiação divina são universais.

2. Existe uma centelha divina em cada pessoa. Portanto, o homem, no íntimo, é bom, e só precisa de encorajamento para fazer o que é certo.

3. Jesus Cristo é Salvador somente no sentido em que ele é o exemplo perfeito do homem. Ele é Deus somente no sentido de que tinha consciência perfeita e plena de Deus. Era um homem normal, não nasceu de uma virgem, não realizou milagres, não ressuscitou dos mortos.

4. O cristianismo só é diferente das demais religiões quantitativamente, e não qualitativamente. Ou seja, todas as religiões são boas e levam a Deus; o cristianismo é apenas a melhor delas.

5. A Bíblia não é o registro infalível e inspirado da revelação divina, mas o testamento escrito da religião que os judeus e os cristãos praticavam. Ela não fala de Deus, mas do que criam sobre ele.

6. A doutrina ou as declarações proposicionais, como as que encontramos nos credos e confissões da Igreja, não são essenciais ou básicas para o cristianismo, visto que o que molda e forma a religião é a experiência, e não a revelação. A única coisa permanente no cristianismo, e que serve de geração a geração, é o ensino moral de Cristo.
RAMOS DO PROTESTANTISMO

Pré-Reforma -

Valdenses - Denominação cristã que teve sua origem entre os seguidores de Pedro Valdo, morto em 1217. Desde o início, os valdenses afirmavam o direito de cada fiel de ter a Bíblia em sua própria língua, sendo esta Bíblia a fonte de toda autoridade eclesiástica.
Hussitas – Seguidores de Jan Hus, pensador e reformador religioso. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas idéias de John Wyclif. Os seus seguidores ficaram conhecidos como os Hussitas. A igreja católica não perdoou tais rebeliões e ele foi excomungado em 1410 e condenado pelo Concílio de Constança, onde foi queimado vivo.

Reforma -

Luteranismo - O Luteranismo é um grupo religioso, uma igreja dentro das divisões do cristianismo, fruto da Reforma Protestante desencadeada por Martinho Lutero, na Alemanha, a partir de 1517.

Calvinismo - Movimento religioso protestante com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.

Igrejas Reformadas - família de denominações protestantes, conectadas historicamente por sua doutrina zuingliana ou calvinista. O movimento reformado, no mundo anglo-saxão, é também conhecido como presbiterianismo.

Presbiterianismo - O Presbiterianismo faz parte da família das igrejas reformadas dentro das denominações do Protestantismo Cristão e é baseado nos ensinamentos de João Calvino tais como eles foram institucionalizados na Escócia por John Knox.

Congregacionalismo - Sistema onde cada congregação local é independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. É a forma de governo mais comum em denominações como Anabaptistas, Igreja Batista, Igreja de Cristo no Brasil e obviamente a própria denominação que deu nome ao termo: a Igreja Congregacional.

Anglicanismo - Carateriza-se por uma forma de culto litúrgica mais semelhante à da Igreja Católica Romana do que das Igrejas Protestantes. Tradicionalmente, a organização foi dividida em facções da Igreja Alta (High Church) e Igreja Baixa (Low Church), que refletem a controvérsia histórica sobre as formas de culto e de expressão.

Anabaptismo - Cristãos da chamada "ala radical" da Reforma Protestante. São assim chamados porque os convertidos eram batizados em idade adulta, até mesmo aqueles que já tivessem sido batizados em criança, crendo que o verdadeiro baptismo só tem valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo.
Desenvolvimento Posterior

Batistas
Metodismo
Adventismo
Desenvolvimento Recente

Pentecostalismo
Pentecostalismo Tradicional
Deutero-Pentecostalismo
Neo-Pentecostalismo

Nenhum comentário: