sábado, agosto 18, 2007

AMOR E SABEDORIA – CRÔNICAS

Por: Prof. Anthonio Dias*





Amor e Sabedoria. Poucas pessoas percebem a intensidade destas duas palavras quando associadas e utilizadas em conjunto. Sabe porque?

Porque ter amor, como se fosse uma simples paixão, dar amor, sentir amor sem fazê-lo com muita Sabedoria, corremos o risco de que tudo seja uma simples chama, uma pequena réstia de luz, que logo se apaga.

Isso não é amor, é desejo.

É fundamental que, antes de entregá-lo tenhamos a real consciência, a plena sabedoria de como isso deve ser feito. Este conjunto de duas palavras cria, potencializa uma energia cósmica tão esplendorosa que simplesmente torna-se a nossa razão em vivermos mais uma encarnação.

Nossas dores, percalços e sofrimentos, nada mais são do que o combustível necessário para aprendermos isso. Ninguém, que nunca tenha sofrido uma desilusão, consegue avaliar o preço de uma perda. Mas, uma boa reflexão vai nos mostrar de que esta perda veio depois que nosso egoísmo atuou forte na relação. Se primeiro buscamos ser amados, a equação necessariamente é outra.

Devemos fundamentalmente aprender com o exercício da sabedoria que o verdadeiro amor é aquele que entregamos sem cobrança. Devemos dá-lo com muita intensidade. Fazê-lo de maneira pura e desinteressada. Amar por amor.

Quando conseguimos somatizar estas duas virtudes, amor e sabedoria - para mim sua correta aplicação passa a ser uma virtude e não mais um sentimento - descobrimos que a saudade tem, então, outra maneira de se manifestar. Ela jamais dói. Simplesmente existe, clara, linda e sem soluços. Intensa e firme como uma rocha.

Ao descobrimos que, para entendermos o Amor, é fundamental que nossa sabedoria não permita que o ciúme (posse do ser querido) estrague tudo, percebemos que realmente ele só é maior quando antes damos e depois sabemos esperar para receber. Ao plantar amor em terreno pantanoso não se colhem flores. O amor não é Lotus mas, o Lotus é amor.

Ele transforma tudo o que é ruim em bons sentimentos, boas atitudes, mas é preciso sabedoria e paciência. Quando o tempo for nosso aliado, tudo se consegue. Mas, ele só será seu aliado de você estiver com a verdade presente em seu coração e em suas atitudes.

Amor e Sabedoria portanto.
Fiquei algumas semanas em silêncio, o que não quer dizer que te esqueci.
Um dia, breve, ainda nos veremos.
* Prof. Anthonio Souza Dias é Psicoterapeuta, Palestrante, Fitoterapeuta e Babalorisá

Nenhum comentário: