quarta-feira, agosto 29, 2007

CURIOSIDADES – COMO AS COBRAS SOBREVIVEM MESES SEM COMER


As cobras podem baixar suas taxas metabólicas em até 72%, permitindo que elas sobrevivam longos períodos sem comida e mesmo assim continuam crescendo, um novo estudo mostrou.

“Esses animais levam a redução energética muito a sério”, disse o autor principal do estudo Marshall McCue, um estudante de graduação da Universidade do Arkansas (EUA).

A pesquisa, detalhada na edição de setembro da revista Zoology, é uma extensão de estudos anteriores do autor que revelaram mudanças bioquímicas em uma espécie de cascavel.

McCue reteve a comida de 62 cobras, pertencentes a três espécies diferentes, por seis meses e observou suas taxas metabólicas. É comum para as cobras na natureza ficarem sem comida por todo esse tempo. Ele descobriu que as cobras reduziram suas taxas padrão do metabolismo, algumas por até 72%.

“As cobras já tem baixa demanda energética. Nós não sabíamos que elas poderiam diminuí-la ainda mais.”, disse McCue.

Apesar da falta de alimento as cobras continuaram a crescer em comprimento. “Para mim, isso sugere que deve haver uma vantagem seletiva em ficarem mais longas”, disse McCue.

Durante as primeiras fases da falta de alimento, todas as cobras queimaram as gorduras seletivamente. A próxima fonte de energia mostrou variar a cada espécie.

A quebra das proteínas do próprio organismo era mais alta em animais menos adaptados à fome”, disse McCue.

Entender como as cobras sobrevivem em ambientes com pouco alimento irá aumentar o conhecimento sobre a evolução das cobras.

“The protein use was higher in the snakes less well-adapted to starvation,” McCue said. [LiveScience]

Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6041

Nenhum comentário: