sábado, agosto 11, 2007

HOAXES

PRATICAMENTE TODOS OS USUÁRIOS QUE USAM A INTERNET JÁ DEVEM TER RECEBIDO MENSAGENS AMEAÇADORAS RELATANDO SOBRE TERRÍVEIS NOVOS VÍRUS.

Muitas dessas mensagens possuem ainda o requinte de citar a fonte de informação como sendo um técnico ou engenheiro de alguma grande empresa da área de informática. Geralmente essas mensagens avisam que você não deve abrir mensagens de e-mail que possuam um determinado subject (assunto), como "AOL4FREE", "Good Times", "Join The Crew", "Penpal Greetings" e "Win a Holiday" ou, caso contrário, o seu micro será destruído, contaminado ou seja lá o que for. Abaixo você pode ler o trecho de uma dessas mensagens que recebemos recentemente de um leitor aflito.

"ALERTA DE VIRUS - Atenção todos os usuários! Se você recebeu um e-mail com o título 'JOIN THE CREW' ou 'PENPALS' não abra, ele irá apagar tudo no seu disco rígido. Mande essa mensagem para o maior número de pessoas possível. Esse é um novo vírus não muito conhecido. Essa informação foi recebida essa manhã pela IBM, por favor compartilhe com todas as pessoas que você puder que utilize a Internet."

Pura mentira! Não há como uma simples mensagem de e-mail "destruir" o seu micro! Esse tipo de mensagem é chamada Hoax (boato, em inglês). Caso você receba uma mensagem desse tipo, avise ao remetente que trata-se de uma mentira (é um trote, como uma brincadeira de primeiro de abril) e peça para ele não passar adiante esse tipo de informação falsa.

Note que há como pegar vírus através de e-mails, mas somente através de mensagens com arquivos anexados (em attach). Adote o hábito de salvar arquivos recebidos através de e-mail em disco e passar um anti-vírus antes de abri-lo, mesmo que a mensagem tenha vindo de uma pessoa conhecida.

O grande problema desse tipo de mensagem é que usuários novatos acreditam nessas histórias e acabam passando o e-mail recebido adiante para todos os seus conhecidos. Dessa forma, a mensagem se alastra em progressão geométrica, espalhando pânico e confusão por aí, similarmente ao que ocorre com as insuportáveis CORRENTES DA SORTE e LENDAS URBANAS(veja artigo neste blog).

No endereço http://www.datafellows.com/news/hoax/ há um imenso banco de dados de diversos hoaxes conhecidos. Caso você queira verificar a veracidade de uma mensagem que você tenha recebido avisando sobre um novo vírus, vá até esse endereço conferir se a mensagem procede ou se é apenas um hoax. Já no endereço http://www.urbanlegends.com você poderá conferir se aquela história "escabrosa" que passaram para você por e-mail é verdadeira ou é apenas mais uma lenda. Autor: Gabriel Torres
Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/658

Nenhum comentário: