sábado, agosto 25, 2007

RIO MARAVILHA


Praia de Ipanema, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro


Por Isaura Daniel

A cidade brasileira do Rio de Janeiro, as Pirâmides de Gizé do Egito e as Ruínas de Petra da Jordânia, são três das 21 finalistas às SETE MARAVILHAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. A escolha é levada adiante pela Fundação Suiça NEW SEVEN WONDERS com apoio da UNESCO

São Paulo - Em julho do próximo ano a fundação suíça New Seven Wonders vai anunciar a lista das sete maravilhas do mundo contemporâneo. Entre elas poderão estar a cidade brasileira do Rio de Janeiro, as Ruínas de Petra, da Jordânia, e as Pirâmides de Gizé, no Egito, a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existe.

As maravilhas serão escolhidas por votação popular em um processo que tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A votação já está aberta e pode ser feita por meio do site da fundação New Seven Wonders até janeiro de 2007. No total, 21 locais foram escolhidas como finalistas, também por votação, no ano passado.

Além dos dois patrimônios árabes e da cidade brasileira, concorrem as Ruínas da Acrópole, da Grécia, a Alhambra, na Espanha, Angkor, no Camboja, a Basílica de Santa Sofia, da Turquia, o Castelo Neuschwanstein Füssen, na Alemanha, Chichén Itzá, no México, o Coliseu de Roma e a Estátua da Liberdade, dos Estados Unidos.

Também fazem parte da lista as Estátuas da Ilha de Páscoa, no Chile, a Grande Muralha da China, o Kremlin de Moscou, as Ruínas de Machu Picchu, no Peru, a Opera House de Sydney, na Austrália, Stonehenge - Amesbury, no Reino Unido, o Palácio Taj Mahal, da Índia, o Templo Kiyomizu-dera-Kyoto, do Japão, Timbuktu, no Mali, e a Torre Eiffel, da França.

O objetivo do concurso é chamar a atenção mundial para a preservação de ícones históricos e culturais. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está fazendo uma campanha para a eleição da cidade do Rio de Janeiro. O Portal Brasileiro do Turismo, por exemplo, traz um banner explicativo sobre o concurso e tem um passo a passo sobre como votar.

De acordo com a assessoria de comunicação da Embratur, uma possível escolha do Rio de Janeiro poderá ser também uma oportunidade de promover o turismo no país. O Rio de Janeiro, conhecido como Cidade Maravilhosa, é um dos mais populares atrativos turísticos do Brasil, principalmente entre os estrangeiros.

Além das famosas praias, como Ipanema e Copacabana, o Rio de Janeiro possui a estátua do Cristo Redentor, em cima do morro Corcovado, e o Parque Nacional da Tijuca, maior reserva natural em região urbana do país. A cidade conserva ainda parte da arquitetura suntuosa e imponente da época em que foi sede do governo federal, até 1960.

O Rio de Janeiro concentra também outros atrativos como centros culturais, museus, igrejas, famosas confeitarias e bondes, além de uma intensa agenda cultural. A cidade tem uma população de 5,9 milhões de habitantes e promove todos os anos o desfile das escolas de samba, no carnaval, que se tornou um dos maiores espetáculos da cultura popular brasileira.

GIZÉ E PETRA

As pirâmides de Gizé, que também concorrem à maravilha do mundo contemporâneo, ocupam a primeira posição entre as sete maravilhas do mundo antigo. São três pirâmides, construídas para servir como tumbas aos reis do Egito Antigo. A maior delas, com 147 metros de altura, foi construída para o rei Khufu, ou Queops, cerca de 2.550 anos a.C. As outras duas foram feitas para o seu filho, Quéfren, e seu neto, Mikerinos. Conta a história que foram necessários 100 mil homens e 20 anos para construir a Grande Pirâmide.
As ruínas de Petra, na Jordânia, que também concorrem na eleição da fundação suíça, formam o mais importante sítio arqueológico do país. Petra foi controlada pelos povos Edomita e Nabateus, antes de se tornar domínio dos romanos, no ano 106. Considerado local protegido por deuses, Petra era uma cidade próspera em função de ser uma importante rota de comércio, próxima aos mares Mediterrâneo e Vermelho. Petra é famosa hoje pelos monumentos que ainda persistem escavados em rocha, a maioria feita pelos Nabateus.

Para votar e escolher as sete maravilhas do mundo contemporâneo, basta entrar no site www.new7wonders.com
Fonte: http://www.anba.com.br/noticia.php?id=12055

Nenhum comentário: