quarta-feira, setembro 19, 2007

COMPORTAMENTO - ESTUDO COMPROVA QUAL SEXO É O MAIS CIUMENTO

ESTUDO EXPLICA QUAL SEXO É O MAIS CIUMENTO, PORQUE É TÃO DIFÍCIL TIRAR OS OLHOS DE UMA PESSOA ATRAENTE E COMPROVA QUE O CIÚME É PURA INSEGURANÇA.


Os participantes, todos homens e mulheres heterossexuais, fixaram-se em pessoas altamente atraentes na primeira metade de um segundo ao vê-las. Os solteiros comumente cobiçavam aqueles do sexo oposto, é claro.

Mas pessoas bem comprometidas em relacionamentos olhavam mais freqüentemente para pessoas do mesmo sexo.“Se estamos interessados em encontrar um [a] parceiro [a], nossa atenção se fixa em pessoas atraentes do sexo oposto”, explicou o coordenador do estudo Jon Maner, da Universidade Estadual da Flórida (EUA).“Se estamos preocupados com uma possível traição de nossos parceiros a atenção fica rapidamente presa em pessoas atraentes do próprio sexo, pois eles são nossos competidores.”

A pesquisa de Jon é baseada na idéia de que a evolução preparou nossos cérebros para captar sinais de atratividade física em outros tanto para encontrar parceiros quanto para resguardá-los (as) de competidores (as) em potencial.

QUEM É MAIS CIUMENTO?

Mas este truque evolucionário não vem embutido em nós sem risco de perigo romântico. Mesmo as pessoas comprometidas com relacionamentos tiveram dificuldade em tirar os olhos das pessoas atrativas do sexo oposto.

Por outro lado, fixar-se em pessoas atrativas do mesmo sexo como rivais pode contribuir para fomentar pensamentos de insegurança.

Jon descobriu que homens com tendência ao ciúme mantinham os olhos em rivais potenciais.

“Quando há preocupação com a infidelidade os homens ficam muitos atentos a homens muito atraentes porque presumivelmente suas esposas ou namoradas também ficarão”, ele disse.

Os experimentos de Jon, que mostravam rapidamente imagens tanto de pessoas atraentes como de aparência comum em frente aos participantes, mediam o tempo que se levava para tirar a atenção da imagem.

Surpreendentemente foi percebida pequena diferença entre os sexos.
“As mulheres prestaram tanta atenção nos homens quando os homens nas mulheres”, disse Jon. [LiveScience]

Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6095

Nenhum comentário: