quarta-feira, setembro 05, 2007

DIETA ALIMENTAR SAUDÁVEL

Por Dra. Sonia Maria Coutinho Orquiza*

Somos o que comemos. Para ter uma alimentação equilibrada, não é preciso ficar eternamente condenado ao tradicional prato de salada com uma carne grelhada.

Os alimentos são divididos em grupos, de acordo com a função que desempenham no organismo. Todos os grupos são necessários e a regra é ingerir apenas um de cada grupo durante cada refeição. Exceção feita às folhas verdes, que podem ser combinadas à vontade.

As proteínas são importantes para o crescimento e manutenção da massa muscular e para a reposição celular. As principais fontes são carnes, leite, ovos e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico).

Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte energética para o metabolismo. São as massas, os pães e as bolachas, e o arroz, o milho, a batata, a mandioca, o açúcar e os doces.
Vitaminas e minerais ajudam a regular o metabolismo do organismo, auxiliando na formação dos tecidos. As principais fontes são as frutas e as hortaliças.

Para que sua dieta seja o mais correta possível, evite carne de porco, embutidos (salsicha, presunto) e queijos amarelos. Opte por carne de frango ou peixe, queijo branco, leite desnatado. Os vegetais podem ser ingeridos à vontade.

Para incorporar mais alimentos saudáveis na sua alimentação diária, o jeito mais fácil é comer mais frutas, verduras e cereais integrais. A maioria deles não tem gordura, colesterol ou sódio e contém muito poucas calorias. O que você ganha é muita fibra, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas, elementos essenciais para manter seu corpo funcionando da melhor forma possível.

Mas, cuidado com algumas frutas! O abacate e o caqui, por exemplo, são gordurosos e muito calóricos. Você pode comer todas as frutas que gostar, mas com atenção às quantidades. Com equilíbrio, pode-se comer tudo o que se gosta, emagrecer com saúde (devagar) e ainda combater a celulite.

O que é certo é que ataques cardíacos, osteoporose e outros sinais de envelhecimento levam anos para se desenvolver. Consumir alimentos saudáveis atrasa esse desenvolvimento, fazendo com que você viva mais e melhor.

Então, comece logo a comer corretamente. Se você já está se aproximando da terceira idade, ainda não é tarde para começar. Sempre há recompensas para se correr atrás.

*Dra. Sonia Maria Coutinho Orquiza - Graduada pela Faculdade de Medicina de Campos - RJ (1985), Especialização em Medicina Preventiva em 1990 pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - RJ. - Graduada pela Universidade Católica de Lyon, França, como Engenheira de Desenvolvimento Local (1993), Médica do Trabalho (2001). Médica de Família há 12 anos em Londrina-PR-Brasil, ESPECIALISTA em MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – 2004, Conquistou este título inédito e pioneiro a nível de Brasil, junto com mais de 190 médicos brasileiros fone: 55 43 3328-7110 - drasonia@orientacoesmedicas.com.br
Fonte:
http://www.orientacoesmedicas.com.br/somosoquecomemos.asp

DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Por Elaine Steralle*

EVITE DIETAS MILAGROSAS EM QUE HÁ UMA GRANDE ELIMINAÇÃO DE PESO EM UM CURTO PERÍODO DE TEMPO


Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

Não belisque entre as refeições.

Esqueça dos snaks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).

Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.

Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto...

Não repita a refeição.

Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.

Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

Bebidas energéticas tipo Gatorade devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.

Prefira sucos naturais.

Utilize adoçantes nos sucos e no cafezinho.

Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.

Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando a vontade de comer alguma coisa aparecer, você já tem algo em mãos.

Ingira todos os dias legumes.

Coma diariamente 2 frutas.

Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.

Fonte: Elaine Steralle* Professora, Nutricionista atuando em palestras educacionais para mães, crianças e adolescentes, adultos e idosos em creches, Postos de Saúde. Atendimento ambulatorial, planejamento de cardápios em geral. Atuação em Cozinha industrial. Clínica e Consultoria para empresas do ramo alimentício lhes oferencendo, treinamento e suporte técnico. Contato: elainesza@ibeste.com.br

Nenhum comentário: