quinta-feira, setembro 13, 2007

TECNOLOGIA - FORÇA DO PENSAMENTO MOVE CADEIRA DE RODAS

Pesquisadores do Instituto de Reabilitação de Chicago, nos EUA, criaram uma cadeira de rodas motorizada que se movimenta de acordo com o pensamento do usuário. Esse sistema funciona com a interceptação dos sinais enviados do cérebro para a laringe, mesmo quando nenhum som é produzido. A novidade, ainda em desenvolvimento, é criada em parceria com a empresa Ambient.


“Quando a pessoa tem a intenção de se comunicar, envia esses sinais. Nosso equipamento os captura, permitindo o controle da cadeira de rodas sem qualquer movimento físico. O equipamento transforma sinais cerebrais em comandos para a cadeira”, afirmou Michael Callahan, fundador da Ambient.

De acordo com a publicação “New Scientist”, que divulgou o sistema, essa alternativa só funciona quando o usuário consegue movimentar sua laringe – isso é possível mesmo quando há problemas na coordenação dos músculos necessários para produzir uma falta coerente. Para que as ordens enviadas para a laringe sejam captadas, a pessoa responsável pelo controle da cadeira deve usar um equipamento chamado Audeo.

“O sistema funciona com um sensor, preso em uma espécie de colar, que captura os impulsos elétricos enviados para os músculos da laringe. Ele então transmite os sinais através de tecnologia sem fio para um computador próximo, que decodifica os dados criptografados e os compara com ‘palavras’ previamente gravadas durante os exercícios de treinamento”, explica a "New Scientist". São essas “palavras” (ou intenções) que determinam os movimentos da cadeira de rodas. [G1]

Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6078

Nenhum comentário: