quarta-feira, outubro 24, 2007

ARQUEOLOGIA – URNA INDÍGENA DE CERCA DE 1.500 ANOS É ENCONTRADA EM MINAS GERAIS

PEÇA FOI ENCONTRADA DURANTE PREPARO DA TERRA PARA PLANTIO DE MILHO EM FAZENDA.

Arqueólogos da UFMG estão no local e devem terminar as escavações nesta quarta-feira.
A descoberta de uma urna funerária em uma fazenda em Iguatama (MG), na terça-feira (23), pode revelar um pouco da história do povo indígena no estado.


Arqueólogos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acreditam que o objeto tenha cerca de 1.500 anos. Os pesquisadores estão no local para analisar o objeto. A cerâmica é parecida com um grande pote e foi encontrada quando funcionários com tratores preparavam o solo para o plantio de milho, que foi paralisado. Por pouco a urna não foi destruída. Pedaços da tampa foram quebrados. A peça tem cerca de um metro de diâmetro. Dentro há vários ossos.

O fazendeiro Mardônio Gonçalves ligou para a UFMG e pediu a presença de arqueólogos para analisar a descoberta. A retirada da peça do local deve ser concluída nesta quarta-feira (24). Durante novas escavações, os pesquisadores encontraram peças que se parecem com machados.

Os arqueólogos aguardam autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para interditar a área.

ALDEIA INDÍGENA

Além da urna, foram encontrados nas proximidades do local da descoberta, vários fragmentos de cerâmica. Para os arqueólogos, isso reforça a suspeita de que havia no local uma aldeia indígena.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL156416-5598,00-URNA+INDIGENA+DE+CERCA+DE+ANOS+E+ENCONTRADA+EM+MG.html

Nenhum comentário: