quarta-feira, outubro 31, 2007

ARTE CINEMATOGRÁFICA – GREVE DE ROTEIRISTAS DOS EUA AMEAÇA SÉRIES DE SUCESSO

SÉRIES AMERICANAS DE TELEVISÃO POPULARES NO BRASIL COMO HEROES, GREY’S ANATOMY E OUTRAS ESTÃO AMEAÇADAS DEVIDO A POSSIBILIDADE DE UMA GREVE DE ROTEIRISTAS DE TV E CINEMA NOS ESTADOS UNIDOS.


Os profissionais devem iniciar uma paralisação para exigir mudanças em um futuro acordo salarial de três anos. O atual expira no dia 31 de outubro. A Writers Guild of America, o sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, reivindica que seus integrantes recebam pagamento quando seus trabalhos forem mostrados na internet e também em conteúdo veiculado em telefones celulares.

Canais de televisão dos Estados Unidos estão se preparando para exibir reality shows no lugar das séries se a greve realmente ocorrer.

ÚLTIMA GREVE

A última greve dos roteiristas ocorreu em 1998, atrasando séries de televisão e gerando prejuízos que teriam chegado a US$ 500 milhões.

Se os roteiristas iniciarem uma greve desta vez, os efeitos não devem ser notados imediatamente, pois as redes de televisão têm episódios gravados de séries, roteiros já escritos e episódios já em produção.

Este "acervo" pode durar até o fim de 2007, segundo analistas da indústria de entretenimento e executivos do setor.

Mas, depois deste período, as emissoras podem ter problemas, e os telespectadores americanos teriam que se contentar com reprises, programas de jogos e reality shows.

CINEMA

A produção de cinema em Hollywood também não deve ser afetada imediatamente, devido ao grande intervalo de tempo necessário para a produção de um longa-metragem.

Mas os estúdios poderão ter problemas com blockbusters que serão lançados na temporada 2008/2009 como X-Men Origins: Wolverine ou o novo filme do agente 007.

As negociações devem ser retomadas nesta terça-feira em Los Angeles, na sede da Alliance of Motion Picture & Television Producers, a Associação de Produtores de Filmes e Televisão dos Estados Unidos.

Os resultados das negociações entre os roteiristas e os estúdios vão determinar as bases para as negociações com os atores, cujo acordo será encerrado no final de junho de 2008.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2007/10/071030_greveroteiristasfn.shtml

Nenhum comentário: