quinta-feira, outubro 11, 2007

CIÊNCIA & SAÚDE – MEDICINA ALTERNATIVA FUNCIONA?

O DR. ANDREW WEIL ESTAVA COM MUITAS DORES NO JOELHO E AO INVÉS DE TOMAR INJEÇÕES DE CORTISONA OU ALTAS DOSES DE ANALGÉSICOS ELE OPTOU PELA ANTIGA PRÁTICA DA MEDICINA CHINESA, A
ACUPUNTURA.


“Funcionou, meu joelho está muito melhor", disse Andrew. Todo ano são gastos bilhões de dólares em medicina alternativa, desde quiropraxia até hipnose. Andrew diz que medicina alternativa pode ajudar muito especialmente acupuntura, certas ervas e imaginação guiada. Por exemplo, o Dr. Brian Berman, diretor do Centro de Medicina Integrativa na Universidade de Maryland School of Medicine, fez uma série de estudos mostrando os benefícios da acupuntura para o tratamento da osteoartrite dos joelhos.

Estudos extensivos também têm sido realizados sobre as abordagens corpo-mente como imaginação guiada e algumas plantas como Erva de São João.

Mas por outro lado há muita charlatanice por aí, disse Andrew. “Eu vi de tudo [incluindo] produtos que alegam aumentar o vigor sexual, curar câncer e diminuir a ansiedade com problemas financeiros.”

Portanto como saber o que funciona e o que não funciona no que tange à medicina alternativa?

Apenas uma década atrás não havia muitos estudos independentes e bem feitos sobre ervas, acupuntura, massagem ou hipnose, portando os pacientes não tinham muitos fatos para guiá-los.

Mas em 1999 ou centros médicos acadêmicos dos EUA se uniram com o propósito de encorajar a pesquisa e a educação em medicina alternativa.

Oito anos depois, o Consórcio de Centros Acadêmicos de Saúde para Medicina Integrativa tem 38 universidades como membros, e juntou evidência sobre as práticas com ciência muito consistente.

ACUPUNTURA PARA DOR

Essa foi a recomendação número um do painel de especialistas. Eles também recomendaram acupuntura para outros problemas incluindo náusea pós-cirúrgica e quimioterapia.

CÁLCIO, MAGNÉSIO E VITAMINA B PARA TPM


Quando a Tensão Pré-menstrual mostra suas garras, a ginecologista Dr, Tracy Gaudet encoraja suas pacientes a tomar esses suplementos. “Elas podem ter um grande impacto no humor, inchaço e em fases difíceis”, disse Tracy que é a diretora executiva do Centro de Medicina Integrativa na Universidade de Duke.

ERVA DE SÃO JOÃO PARA DEPRESSÃO

Os estudos são um pouco variados nesse item, mas o painel de especialistas concorda que a erva, que antigamente se dizia afastar maus espíritos, é muito promissora. “Vale a tentativa para depressão leve à moderada”, disse Andrew, fundador e diretor do Programa de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona.

“Vale lembrar que leva seis a oito semanas para ver o efeito”. Vale lembrar, também, que a Erva de São João pode interferir com alguns medicamentos. O Centro Médico da Universidade de Maryland tem a lista (em inglês).

IMAGINAÇÃO GUIADA PARA DOR E ANSIEDADE

“Vá para o seu lugar favorito”, virou um clichê, mas nossos especialistas disseram que realmente funciona. A técnica, é claro, é mais complicada que isso. “Na imaginação guiada nós o convidamos a relaxar, focar na respiração e transportá-lo mentalmente a um lugar diferente”, disse a Ph.D. Mary Jô Kreitzer, diretora do Centro para Espiritualidade e Cura da Universidade de Minnesota.

GLUCOSAMINA PARA DOR NAS JUNTAS

“É [uma substância] segura e parece ser eficaz”, disse o Dr. Frederick Hecht, diretor de pesquisa do Centro Osher de Medicina Integrativa na Universidade da Califórnia. “Pode ser a primeira coisa que efetivamente reverte a perda de cartilagem na osteoartrite.”

Todos os especialistas alertaram que, já que a medicina alternativa é muito lucrativa, muitos charlatães entraram no negócio. Eles deram as seguintes dicas para consumidores mais informados:

1. Encontre um bom profissional

Certifique-se de que o profissional da medicina alternativa que você está visitando é efetivamente treinado para praticar medicina alternativa.

2. Fique atento a afirmações estapafúrdias.

“Qualquer coisa que soe muito boa para ser verdade, provavelmente é”, disse Andrew.

E uma vez que você começou a sua jornada pela medicina alternativa, vai mais um conselho: vá devagar. Medicina alternativa funciona, mas algumas vezes não tão rápido quanto tomar um remédio.

“Eu aviso as pessoas que vai demorar um tempo”, disse Mary Hardy. “Eu os aviso para fazer um teste de seis a oito semanas, ou até mesmo 12 semanas.”


QUIROPRAXIA PODE SER FATAL


Um dos principais tratamentos alternativos para dor nas costas, a quiropraxia, pode causar danos permanentes e até matar, segundo um estudo publicado pela revista especializada Journal of the Royal Society of Medicine. Segundo o autor do estudo, Edzard Ernst, a manipulação da espinha dorsal - prática adotada na quiropraxia - apresenta sérios riscos e deveria ser controlada mais rigorosamente. "(A manipulação da espinha) está associada a efeitos adversos leves, freqüentes e passageiros, além de complicações sérias que podem levar a danos permanentes e à morte", afirma o artigo.

Ernst, diretor de medicina complementar da Peninsula Medical School, das universidades de Exeter e Plymouth, analisou dados de 32 estudos anteriores, além de enquetes com médicos e quiropraxistas, e chegou à conclusão de que a dissecção das artérias vertebrais é um dos efeitos mais comuns da prática.

Outras complicações incluem rompimento da dura-máter, a membrana externa e mais resistente da medula espinhal, edemas, danos no nervo, hérnia de disco e fraturas ósseas. Na maioria dos casos estudados, a manipulação da espinha superior foi apontada como causa, segundo Ernst.
Trombose

A quiropraxia consiste em uso de pressão sobre vértebras do paciente e, segundo o estudo, pode resultar em danos às artérias que correm junto à espinha. Alguns desses danos podem ser seguidos de sangramentos internos ou formação de pseudo-aneurismas, que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial.

Os quiropraxistas, no entanto, dizem que a ligação causal entre a prática e os efeitos descritos é questionável, já que um dos primeiros sinais da dissecção das artérias vertebrais é a dor no pescoço, que muitas vezes é o que leva o paciente a procurar a terapia.

O próprio autor do estudo reconhece que acidentes vasculares podem ocorrer espontaneamente ou ter outras causas. Além disso, como na maioria dos casos os problemas posteriores não são relatados, a freqüência das "conseqüências sérias" é desconhecida.

As estimativas de quiropraxistas são de que 6,4 em cada 10 milhões de pacientes de manipulação da espinha superior e 1 em cada 100 milhões de pacientes de manipulação da espinha inferior sofrem danos por causa do tratamento, mas o autor do estudo afirma que essas estimativas são questionáveis.

Ernst também coloca em dúvida a eficiência da quiropraxia como tratamento para dores nas costas ou no pescoço. O médico sugere que a informação dos riscos aos pacientes deve ser mandatória para todos os terapeutas que aplicam a técnica.

Segundo a Associação Britânica de Quiropraxistas, um em cada três britânicos sofre de dor nas costas.

Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6146

Nenhum comentário: