quinta-feira, outubro 11, 2007

CIÊNCIA & SAÚDE – NIGÉRIA TEM CASOS DE POLIOMIELITE LIGADOS A VACINA

DEZENAS DE CRIANÇAS NA NIGÉRIA ESTÃO SOFRENDO DE UMA FORMA RARA DE POLIOMIELITE, APARENTEMENTE DERIVADA DE UMA VACINA CONTRA A DOENÇA.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 69 crianças no norte do país africano contraíram a paralisia infantil de outras que haviam sido vacinadas. Isto aconteceu porque algumas das crianças vacinadas desenvolveram uma forma mutante do vírus que infectou outras que não haviam tomado a vacina. A OMS acredita que o surto raro esteja acontecendo em regiões onde as campanhas de vacinação não atingiram uma grande fatia da população. Em 2003, líderes islâmicos do norte da Nigéria suspenderam temporariamente a campanha contra a pólio na região, alegando que se tratava de uma conspiração do Ocidente para esterilizar mulheres muçulmanas.

A OMS diz que o surto raro da paralisia demonstra a necessidade por mais vacinas, mas é possível que a causa da doença seja mal-interpretada pelas pessoas, reforçando o ceticismo em relação à campanha de vacinação.

De forma geral, o número de casos de pólio na Nigéria diminuiu no ano passado, em parte por causa de um novo programa de acompanhamento das vítimas da doença e de equipes de vacinação que alertam os pais sobre os riscos da falta de imunização.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071010_polionigeria_fp.shtml

Nenhum comentário: