quarta-feira, outubro 10, 2007

COMPORTAMENTO - O BLOG SOB UM NOVO OLHAR

Por Adriana Barros

AO NAVEGAR PELA WEB, É CADA VEZ MAIS FÁCIL ENCONTRAR BLOGS QUE FOGEM AO FORMATO QUE JÁ FOI O MAIS PROPAGADO PELA GRANDE MÍDIA À ALGUM TEMPO ATRÁS, O DIÁRIO VIRTUAL.

Atualmente, cidadãos com conhecimentos em diversas áreas e empresas descobriram nele uma forma leve e dinâmica de compartilhar conteúdos relevantes, transformando-os em importantes aliados da informação.

A novidade começou a se expandir quando, no final do século 20, começaram a surgir os primeiros sites que possibilitavam a fácil criação de Web Logs − termo que deu origem à palavra ‘blog’.

Ao início do século 21, eles já faziam parte do cotidiano de muitos internautas.
Porém, a sua essência havia sido parcialmente compreendida e o que se viu foi uma enorme quantidade de ‘diários’, onde os fatos pessoais rotineiros e sem relevância eram expostos na web.

Há pouco tempo esse cenário começou a mudar. Empresas, em especial as jornalísticas, e cidadãos comuns dos mais variados setores da sociedade encontraram na blogosfera − palavra que denomina o universo dos blogs − uma forma mais dinâmica e democrática de levar opinião e informação.

Sites como o G1 e a Folha Online, são alguns exemplos de jornais que empregaram esse modelo com sucesso. Além desses, há também os blogs mais independentes, caso do Sedentário e Hiperativo (sedentario.org) e do Burajiru (www.burajiru.blog.br).

Tendo feito, em abril deste ano, dez anos desde o reconhecimento oficial de sua criação, a blogosfera não é mais vista apenas como uma janela para observar a vida alheia.

Seu propósito foi ampliado, sendo utilizada desde via de integração, entre empresas e clientes, a fontes de pesquisas e de renda.

Ao ser visto por esse ângulo inovador, descobriu-se que o blog pode ser bem mais que um simples ‘diário’.

fonte: http://www.meusdownloads.com.br/noticias.jsp#n_560

Nenhum comentário: