quarta-feira, outubro 24, 2007

CORRIDA ESPACIAL – CHINA LANÇA PRIMEIRO SATÉLITE RUMO À LUA

A CHINA LANÇOU NESTA QUARTA-FEIRA O SEU PRIMEIRO SATÉLITE LUNAR.

O satélite Chang'e 1 foi levado ao espaço pelo foguete Longa Marcha 3-A, que partiu da base de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste do país, às 18:05 do horário local (08:05 horário de Brasília).


Uma chuva torrencial de três horas preocupou os cientistas no início da manhã (na China) e chegou a ameaçar o lançamento. Mas no começo da tarde o tempo já se apresentava propício, sem precipitações e ligeiramente nebuloso. Cientistas prevêem que o satélite alcançará a órbita da Lua no dia 5 de novembro, podendo enviar fotos à Terra algumas semanas depois, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O satélite deverá permanecer em órbita por um ano. Neste período, coletará informações que serão utilizadas em diversos projetos.

Um dos estudos envolve a obtenção de imagens 3-D para a análise dos elementos presentes na composição da Lua.

O nome do satélite faz referência a uma lenda chinesa na qual uma fada chamada Chang'e voa à Lua.

AMBIÇÕES

O lançamento do Chang'e é a primeira das três etapas da missão lunar chinesa. Na segunda fase, em 2012, um veículo teleguiado chinês aterrissará na Lua para explorar a superfície do satélite natural.

Na conclusão do projeto, em 2017, outro veículo coletará amostras de solo e pedras, que serão trazidas de volta à Terra para estudo.

A missão faz parte dos esforços dos chineses de se destacarem na corrida espacial. Em outubro de 2003, o país mandou sua primeira missão tripulada ao espaço, em um foguete desenvolvido nacionalmente.

Em 2005, foi lançada a segunda missão tripulada, desta vez com dois astronautas.
No começo deste ano, os países ocidentais ficaram alarmados ao constatar que a China já possui tecnologia para armas espaciais.

Os chineses destruíram à distância um antigo satélite de previsão do tempo, que estava fora de uso.
Mas o país não é o único na Ásia a desenvolver pesquisas relacionadas à Lua. Há poucas semanas, o Japão colocou em órbita seu primeiro satélite lunar. A Índia também planeja lançar uma missão para o astro em abril do ano que vêm.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071024_chinaluamarina_pu.shtml

Nenhum comentário: