quinta-feira, outubro 11, 2007

CULTURA & ENTRETENIMENTO – FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT BATE RECORD HISTÓRICO

Marcelo Crescenti
de Frankfurt

A FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT FOI INAUGURADA OFICIALMENTE NESTA QUARTA-FEIRA COM UM NÚMERO RECORD DE EXPOSITORES.


A feira em Frankfurt é o maior evento do setor editorial no mundo e conta neste ano com 7,3 mil expositores de 110 países – um recorde histórico. Cerca de 400 mil novos livros serão expostos em Frankfurt, que por cinco dias se torna o centro mundial de compra e vendas de direitos autorais. A feira deve movimentar cerca de um bilhão de euros em negócios e atrair cerca de 250 mil visitantes. Cerca de mil escritores estão sendo aguardados em Frankfurt – entre eles Umberto Eco, Fay Weldon, Zeruya Shalev e Richard Dawkins.

Mais de 2,5 mil eventos literários como premiações, debates e leituras públicas deverão ocorrer durante a feira, que neste ano homenageia a literatura da Catalunha.

BRASIL

O Brasil também está presente com um estande de 120 metros quadrados organizado pela Câmara Brasileira do Livro.

Trinta e sete editoras brasileiras enviaram cerca de 1,3 mil títulos que ficam expostos em um estande conjunto no pavilhão número 5. Com 170 mil metros quadrados de área de exposição, a feira está chegando a limite de sua capacidade. Um novo pavilhão deverá estar à disposição a partir de 2009. Apesar de cada vez mais livros serem impressos no mundo, as editoras estão preocupadas com a concorrência da internet e de outros meios de comunicação.

Uma enquete feita pela feira do livro entre empresas de todo o mundo mostra que a pirataria e a quebra de direitos autorais também são problemas que preocupam o setor.

Das editoras entrevistadas, 23% acham que as livrarias deixarão de existir nas próximas décadas, mas só 11% acreditam que livros impressos estarão extintos daqui a 50 anos.

A Feira do Livro de Frankfurt vai até o dia 14 de outubro de 2007.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071009_crescentilivro.shtml

Nenhum comentário: