quarta-feira, outubro 10, 2007

CURIOSIDADES – PORQUE OS GATOS SEMPRE CAEM DE PÉ?

OS GATOS FAZEM PARECER FÁCIL: PULANDO OU CAINDO DE ALGUMA ESTANTE ALTA OU QUALQUER MÓVEL PARA POUSAR GRACIOSAMENTE NAS SUAS QUATRO PATAS.


Mas há um esforço felino complicado que ocorre nessas quedas tão estilosas. Os gatos tem um senso de equilíbrio altamente apurado e uma espinha muito flexível (porque eles possuem mais vértebras que os humanos), o que os habilita a girar seus corpos para corrigir sua posição enquanto caem, uma habilidade inata conhecida como “reflexo corretivo”. Quando um gato pula ou cai de um local alto, ele usa sua visão ou seu labirinto (sistema de equilíbrio localizado no ouvido interno) para determinar o que é acima ou abaixo e então gira seu tronco para que as patas fiquem para baixo. A sua traseira segue o movimento.

Mesmo os filhotes podem cair sem medo, pois a maioria aprende a dominar a habilidade quanto possuem apenas 7 semanas de vida.

Os gatos também são ajudados nas quedas pelos seus pequenos corpos, estrutura óssea leve e pêlo espesso o que diminui a velocidade de queda e suaviza o impacto.

Alguns gatos também “achatam” seus corpos como um pára-quedas, para criar mais resistência ao ar e cair mais vagarosamente.

Se você tem um gato, tome cuidado ao abrir as janelas. No entanto, um pássaro pode facilmente distraí-lo o suficiente para que ele perca o equilíbrio eles ainda assim podem ferir-se em quedas mesmo quando pousam em suas patas.

Quedas menores, de um a dois andares, podem ser mais arriscadas que as mais altas, pois ele pode não ter tempo suficiente para endireitar-se. [LiveScience]
Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6143

Nenhum comentário: