sexta-feira, outubro 05, 2007

HUMOR & CIÊNCIA - “BOMBA GAY” ESTÁ ENTRE GANHADORES DO IG NOBEL 2007

PESQUISA PIONEIRA EM “BOMBA GAY” QUE FAZ COM QUE AS TROPAS INIMIGAS TORNEM-SE “SEXUALMENTE IRRESTÍVEIS” GANHOU UM DOS PRÊMIOS IG NOBEL DESTE ANO.


Outros ganhadores incluíram tratamentos contra jetlag com drogas para impotência, extração de baunilha de esterco bovino e os efeitos colaterais de engolir espadas. A premiação criada em 1991 marca conquistas que “primeiro fazem as pessoas rirem e depois pensarem”. A cerimônia ocorreu na Universidade de Harvard, EUA. Laureados genuínos do prêmio Nobel entregaram os prêmios muito desejados aos ganhadores que não levaram nenhum dinheiro, mas sim um prêmio feito à mão, um certificado e, é claro, a glória de uma vitória tão ilustre.

EFEITOS DAS ESPADAS

Dan Meyer, diretor executivo da Associação Internacional dos Engolidores de Espadas e autor de um artigo publicado no British Medical Journal sobre “Engolimento de espadas e seus efeitos colaterais”, disse: “Eu fiquei surpreso e extremamente honrado quando descobri que não apenas havia sido indicado para um prêmio Ig Nobel, mas que eu o havia ganhado. Eu não podia acreditar”.

Ele disse à BBC News que o estudo revelou que quando engolidores de espadas profissionais ingeriam uma única espada muito cuidadosamente, ela não causava muitos danos, mas engolir muitas espadas, com lâminas de formas estranhas, ou ficar distraído enquanto as engolia, poderia causar ferimentos.

As descobertas também sugeriam que engolidores de espadas não deveriam trabalhar se estivessem com a garganta dolorida, ele disse. Certamente ele deve ter pesquisado um bocado para chegar a estas conclusões.

Infelizmente, segundo os organizadores, ninguém do exército dos EUA que levou à cabo o estudo sobre como iniciar flertes homossexuais nas tropas rivais (um projeto chamado “Harassing, Annoying and `Bad Guy´ Identifying Chemicals”) foi à cerimônia, porque os autores do estudo não puderam ser encontrados.

PESQUISAS VERDADEIRAS

O prêmio Ig Nobel foi criado pela revista de ciência Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável).

Os prêmios, agora em sua 17ª versão, têm como objetivo “celebrar o incomum, honrar o imaginativo e estimular o interesse das pessoas em ciência, medicina e tecnologia”.

Marc Abrahams. Editor da revista disse à BBC News: “Quando eu me tornei editor de uma revista de ciência, repentinamente passei a me encontrar com todos os tipos de pessoas que haviam feito coisas difíceis de descrever, e a maioria das pessoas nunca havia ouvido falar”.

“Para alguns deles, era uma grande vergonha que ninguém os desse nenhum tipo de reconhecimento, e isso foi o que realmente deu gênese ao Ig Nobel.”

Assim como seu colega sóbrio, o prêmio Nobel, o Ig Nobel é dividido em diversas categorias e todas as pesquisas são reais e publicadas.

OS GANHADORES DO IG NOBEL 2007

MEDICINA – Pesquisa sobre as conseqüências do engolimento de espadas. Reino Unido.

FÍSICA – Uma equipe dos EUA e Chile que descobriu como os lençóis ficam amassados.

BIOLOGIA – Pelo censo asqueroso de todos os insetos, aranhas, carrapatos, fungos e plantas que vivem nas nossas camas. Holanda.

QUÍMICA – Descoberta de como extrair extrato de fragrância de baunilha de esterco de vacas. Japão.

LINGÜÍSTICA – Uma equipe da Universidade de Barcelona que mostrou que ratos são incapazes de diferenciar quando uma pessoas está falando japonês ou alemão de trás para frente.

LITERATURA – Uma australiana ganhou por seu estudo da palavra “the” e como ela pode confundir as pessoas que tentam colocar coisas em ordem alfabética.

PAZ – A Força Aérea dos EUA por instigar a pesquisa e o desenvolvimento de uma arma química que provocaria uma epidemia de comportamento homossexual entre tropas inimigas.

NUTRIÇÃO – Um pesquisador da Universidade de Cornell por investigar os limites do apetite humano através da alimentação de voluntários com uma tigela de sopa “sem fundo” que se auto-enchia enquanto era consumida.

ECONOMIA – Um taiwanês que patenteou um dispositivo que pode capturar ladrões de banco atirando uma rede sobre eles.

AVIAÇÃO – Uma equipe da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina, que descobriu que drogas contra impotência podem ajudar hamsters a se recuperarem de jetlag.

Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6136

Nenhum comentário: