sexta-feira, outubro 05, 2007

NOTÍCIAS DA CAIXA - CAIXA ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES COM O MINC

AÇÃO CONJUNTA VISA O FORTALECIMENTO DA CULTURA NO PAÍS


A Caixa Econômica Federal firmou com o Ministério da Cultura protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o fortalecimento da cultura no país.
A ação da CAIXA faz parte do projeto Mais Cultura, lançado dia 04 pelo ministro Gilberto Gil, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Pelo protocolo de intenções a CAIXA ficou encarregada de estudar a viabilidade de adequar produtos e serviços financeiros às necessidades dos agentes do mercado cultural.

A instituição também se comprometeu a aprimorar sua atuação no financiamento dos agentes do segmento cultural, além de estudar a viabilidade de criação e implantação do Fundo de Investimento Cultural (Ficart) e do Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (Funcines), entre outras atividades.

No protocolo de intenções está também previsto que a CAIXA desenvolverá estudos para a criação, viabilização e gestão de um fundo para receber os recursos oriundos das loterias, que são direcionados para o setor.

Caberá ao Ministério da Cultura centralizar na CAIXA as contas em nome dos beneficiários de projetos culturais, com recursos do Fundo Nacional da Cultura.

O ministério também indicará à CAIXA as atividades culturais prioritárias, para as quais deverão ser direcionadas as linhas de crédito existentes. O Ministério da Cultura também ficou de estudar a transferência do Fundo Nacional da Cultura para a gestão CAIXA.

O programa Mais Cultura faz parte da agenda social do governo federal. De acordo com o Ministério da Cultura o objetivo do programa é contribuir para a redução das desigualdades no país na medida em que reconhece a cultura como prioridade para o desenvolvimento sócio-econômico e como uma necessidade básica da população brasileira.

Para isso o programa atuará nas áreas sociais mais carentes, procurando ampliar as ofertas de bens e serviços culturais às populações até então excluídas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
Tel.: (61) 3206-8543 / 8775 / 6943 / 8022 - www.caixa.gov.br

Nenhum comentário: