terça-feira, outubro 16, 2007

PRÊMIO NOBEL – TRÊS AMERICANOS DIVIDEM NOBEL DE ECONOMIA

OS AMERICANOS LEONID HURWICZ, ERIC MASKIN E ROGER MYERSON DIVIDIRAM O PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA DESTE ANO, ANUNCIADO NESTA SEGUNDA-FEIRA, POR TEREM DESENVOLVIDO A TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS.


Segundo a Academia Real de Ciências da Suécia, a teoria ajudou economistas a distingüirem situações em que os mercados funcionam bem daquelas em que isto não acontece. O júri considerou que os economistas ajudaram a identificar “mecanismos eficientes de mercado, esquemas de regulação e procedimentos de votação” e desempenharam um papel importante em diversas áreas da Economia e partes das Ciências Políticas. Por meio da Teoria do Desenho de Mecanismos, os americanos encontraram meios de maximizar resultados, seja pela melhoria do bem-estar social ou pelo maior ganho nos lucros.

TEORIA DOS JOGOS

Ao aplicar esta linha, os economistas usaram os princípios da teoria dos jogos, desenvolvida pelo matemático húngaro John von Neumann nas décadas de 1940 e 1950, como uma ferramenta para entender o processo de tomada de decisões no mundo real.

Ela utiliza como modelos teóricos situações nas quais várias partes participam de uma negociação, às vezes com acesso desigual a recursos e a informações.

A idéia se desenvolveu em uma teoria matemática sobre estratégias que ajudaria a explicar quando decisões de cooperação com rivais se mostram uma alternativa mais vantajosa.
Em 1994, John Nash, John Harsanyi e Reinhard Selten já haviam ganhado o Nobel de Economia por seus trabalhos nesta área.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Roger Myerson tem 56 anos e é professor de Economia na Universidade de Chicago. Ele aplicou a teoria para comparar o funcionamento de diferentes sistemas eleitorais e desenvolveu uma nova abordagem sobre os leilões, que visa maximizar os lucros dos vendedores.

O professor Eric Maskin, de 57 anos, trabalha no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e também se concentrou em descobrir formas de tornar os leilões mais lucrativos e em entender como as empresas competem de fato no mundo real.

Maskin, em parceria com seu colaborador Partha Dasgupta, ainda aplicou a teoria em cálculos sobre as mudanças climáticas.

O professor Leonid Hurwicz, nascido na Rússia em 1917, é um dos pioneiros na aplicação da teoria dos jogos.

Em 1940, ele trabalhou no Comitê Cowles, que buscou ligar matemática e economia ao criar modelos matemáticos para a economia.

Hurwicz foi professor emérito da Universidade de Minnesota e recebeu a Medalha Nacional de Ciência em 1990.

Os ganhadores vão dividir o prêmio de US$ 1,5 milhão (R$ 2,6 milhões), que é concedido pelo Banco Central da Suécia desde 1974.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071015_nobeleconomia_fp.shtml

Nenhum comentário: