sexta-feira, outubro 19, 2007

SAÚDE BUCAL - ARROZ COM FEIJÃO AJUDA A TER DENTES BONS

A COMBINAÇÃO DE ARROZ E FEIJÃO, TÃO COMUM NA DIETA DO BRASILEIRO, TEM UM IMPORTANTE PAPEL ALÉM DE SEU VALOR NUTRITIVO: O COMBATE ÀS CÁRIES.


A conclusão é de um estudo conduzido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp e divulgado pelo jornal do campus. Segundo o estudo, o consumo dos dois alimentos proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle da manifestação da doença. "Ao mesmo tempo, essa mesma dose fica abaixo do limite considerado de risco para a ocorrência da fluorose, outro problema que afeta os dentes", afirmam os autores do trabalho.

A pesquisa foi realizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, município que utiliza o flúor no processo de tratamento da água fornecida à população. Conforme os pesquisadores, a quantidade empregada da substância equivale a 0,7 parte por milhão (ppm), considerada ideal pelos especialistas.

Um dos desafios da pesquisa foi determinar quanto de flúor o arroz e o feijão preparados com essa água forneciam ao organismo humano. Os alimentos foram escolhidos por serem os mais freqüentes na mesa do brasileiro.

"Só existiam pesquisas desse tipo com outros produtos e alimentos que não são representativos da dieta típica brasileira", explica Renato Casarin, um dos odontólogos que conduziu o estudo.

Casarin recorreu a uma creche instalada no município, onde a combinação está presente no cardápio diariamente. Foram selecionadas 27 crianças de 20 a 30 meses, para quantificar o consumo médio diário do arroz com feijão.

"Constatamos que os alimentos feitos com água fluoretada forneceriam 300% a mais de flúor às crianças, em razão de a substância permanecer incorporada ao arroz e ao feijão durante o preparo desses alimentos."

Fonte: http://www.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6164

Nenhum comentário: