sábado, outubro 13, 2007

SERVIÇO SOCIAL - GRUPO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER(GACC) -“19 ANOS FAZENDO O BEM SEM OLHAR A QUEM”

EM 05 DE JANEIRO DE 1988 UM GRUPO DE MÉDICOS, PAIS DE CRIANÇAS COM CÂNCER E SEUS AMIGOS, REUNIRAM-SE E FUNDARAM O GRUPO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER.


Uma entidade filantrópica, com o objetivo de dar suporte a todas as crianças carentes do estado da Bahia e às suas famílias, evitando o abandono do tratamento. Foram movidos pela crença na cura desses pacientes, em torno de 70%, e uma enorme preocupação com o alto nível de abandono ao tratamento, cerca de 47%, por motivos sócio-econômicos. Apesar da Constituição Brasileira lhes assegurar ajuda na assistência médica fora dos seus domicílios, na prática isto não era considerado.

O primeiro imóvel destinado ao alojamento das crianças e seus acompanhantes foi conseguido através de uma cessão na forma de comodato, feita pelas Voluntárias Sociais da Bahia e pela Associação dos Magistrados da Bahia - AMAB.

Em pouco tempo, a casa tornou-se pequena para atender a crescente demanda de crianças que procuravam o GACC.

Através de uma doação anônima foi adquirida uma nova casa, no bairro do Tororó, na qual foi realizada uma ampla reforma e ampliação com as reservas que o Grupo dispunha.


O GACC sabia que a sua sede só seria definitiva quando conseguisse o modelo ideal: Uma construção em uma grande área verde onde se pudesse ter cada família em uma unidade própria, com quarto e banheiro, acoplados às áreas comuns: cozinha, refeitório, lavanderia, sala de passar roupa, salas de recreação, salas de atividades para acompanhante, serviço social, pequeno auditório para palestras educativas, consultório de psicologia, gabinete dentário, administração e diretoria.

A área verde seria dividida em parque para os pequenos pacientes, horta e pomar. E o novo espaço deveria permitir ampliações que atendessem ao surgimento de novos casos por no mínimo 20 anos.

NOVA SEDE


Inaugurada no dia 14 de julho de 2000, a nova sede foi edificada em um terreno de 4.523,75m², doado pela Fundação Monte Tabor, localizado à Av. Oceano Pacífico, 210 - Recanto das Ilhas - Pau da Lima, vizinho a uma reserva de Mata Atlântica denominada Mata dos Oitis. O prédio tem 3.835,33 m² de área construída, em 5 pavimentos, possui 52 apartamentos com sanitários privativos, perfazendo um total de 104 leitos, sendo 52 para crianças e adolescentes e 52 para os acompanhantes.


Foi construído com recursos do BNDES, de doações de empresas a exemplo da NESTLÉ e da ELETROBRÁS, de doações de pessoas físicas e de reservas financeiras que a Entidade dispunha resultado da colaboração dos seus associados.

DETALHES DO PRÉDIO

Pavimento Térreo - Pavimento BNDES
Recepção/espera, administração, telemarketing, guarita.

1º Pavimento - São Rafael
Diretoria, auditório para 100 lugares, hall, 2 salas de reunião, Coordenação do Voluntariado, Assessoria de Comunicação, Assessoria de Captação de Recursos, 18 apartamentos com sanitários privativos.

2º Pavimento
Centro de Diagnóstico do GACC, sala para psicólogos, espaço do adolescente Carol, sala para assistente social, sala para curativos e fisioterapia, gabinete odontológico SOFIA OLSZEWSKY FILHA, 18 apartamentos com sanitários privativos.

3º Pavimento
Brinquedoteca, terapia ocupacional, Gerência do Alojamento, refeitório para 56 lugares, 8 apartamentos com sanitários privativos, cozinha, câmara frigorífica, lavanderia, almoxarifado, estacionamento e pátio de serviços.

4º Pavimento


Vestiário/sanitário de funcionários, área de manutenção/depósito, play-ground coberto, 8 apartamentos com sanitários privativos e área verde.

“MISSÃO”

Promover a assistência psicosocial, médica e financeira às crianças com câncer oriundas de famílias carentes do estado Bahia. A finalidade é propiciar as condições necessárias para elas serem submetidas ao tratamento médico adequado no combate ao câncer.

À CRIANÇA E AO ACOMPANHANTE:
Hospedagem para os não residentes na capital;
Alimentação;
Transporte urbano e interurbano;
Terapia ocupacional.

APENAS À CRIANÇA:
Internação no Hospital São Rafael;
Atendimento de emergência e UTI móvel;
Ajuda financeira para compra de medicamentos e próteses;
Ajuda financeira para realização de exames;
Cesta básica durante os intervalos do tratamento;
Desenvolvimento de atividades recreativas de cunho educacional;
Ensino Fundamental em convênio com a Secretaria Municipal de Educação.

À CRIANÇA E A SUA FAMÍLIA
Assistência Odontológica;
Assistência psicológica;
Vestuário e brinquedos;
Noções de higiene e nutrição;
Noções de cidadania.

APENAS AO ACOMPANHANTE:
Exame preventivo para as mães (câncer ginecológico);
Planejamento familiar.

DEPOIMENTO

“A convivência com o câncer de perto, me fez perceber o quanto somos frágeis e impotentes diante da vida, o quanto precisamos estudar e acima de tudo humanizarmo-nos para acolher de forma digna essas pessoas. Pois por mais que estudemos, nunca saberemos a dor de ter um filho com câncer”.
Roberta Oliveira Barbosa-Psicóloga

CONTATO:
Tel: 55 (71) 3399-2000
Fax: 55 (71) 3399-2007
E-mail: doe@gaccbahia.org.br
Seja um voluntário: voluntario@gaccbahia.org.br
Fonte: http://www.gaccbahia.org.br/index.html

“VAMOS ABRAÇAR ESTA CAUSA”

Nenhum comentário: