quarta-feira, outubro 03, 2007

TECNOLOGIA - NOVA BATERIA NÃO PRECISA DE RECARGA... POR 30 ANOS

OS LABORATÓRIOS DE PESQUISA DA FORÇA AÉREA DOS EUA REVELARAM UMA NOVA TECNOLOGIA EM BATERIAS QUE PODEM FAZER FUNCIONAR APARELHOS PORTÁTEIS COMO CELULARES, HAND-HELDS, NOTEBOOKS CONSTANTEMENTE EM UM FUTURO PRÓXIMO.

Chamada de bateria betavoltaica, ela utilizaria a desintegração radioativa de radioisótopos para capturar emissões de elétrons beta, utilizando sua eletricidade para energizar chips e gerar uma corrente regular de energia.

Apesar de conter uma substância radioativa ela não seria tóxica. A bateria seria extremamente eficiente permitindo que um notebook funcionasse por 30 anos antes de necessitar de nova recarga. De acordo com o laboratório a tecnologia traria outros benefícios. As reações a bateria não são térmicas, portanto não geraria calor que freqüentemente inicia incêndios.

O radioisótopo, uma camada de extração e os semicondutores são todos bastante finos e permitiriam formatos super achatados. Os usuários também poderiam jogar o produto no lixo já que ele não seria perigoso.

A bateria deverá virar realidade em dois ou três anos. [Electronista]
Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6130

Nenhum comentário: