quarta-feira, novembro 07, 2007

GENÉTICA & SAÚDE – CIENTISTAS DECIFRAM DNA DE FUNGO CAUSADOR DA CASPA

O CÓDIGO GENÉTICO DO FUNGO QUE CAUSA A CASPA FOI DESCOBERTO POR UMA EQUIPE INTERNACIONAL DE CIENTISTAS.

Segundo os especialistas, conhecer em detalhes o genoma do fungo, cujo nome científico é Malassezia globosa (foto), pode levar a tratamentos mais eficazes para o problema.

"A descoberta completa do genoma do Malassezia abre oportunidades incríveis para que os pesquisadores compreendam as interações entre fungos e humanos", disse o pesquisador Thomas Dawson. O estudo, iniciativa da empresa farmacêutica Procter and Gamble, foi publicado na nova edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

PELE

O fungo vive na pele humana, de onde se alimenta, causando coceira e a descamação. Há cerca de dez milhões de Malassezia globosa na cabeça de uma pessoa. Acredita-se que cerca da metade da população sofra de caspa. Os homens tendem a ser mais suscetíveis.

O fungo, geneticamente relacionado à levedura, se alimenta do sebo, a secreção das glândulas sebáceas. O sebo protege e impermeabiliza o cabelo e a pele, evitando que fiquem secos e frágeis.

Esta secreção é feita de gordura e fragmentos de células que produzem gordura. Como o fungo não consegue fabricar seus próprios ácidos graxos, essenciais à sua sobrevivência, alimentam-se do sebo humano.

ORGANISMO SIMPLES

Para decodificar o genoma do Malassezia Globosa, cientistas cultivaram dez litros do fungo em um tanque e congelaram em nitrogênio líquido, antes de extraírem seu DNA e quebrarem em pedaços minúsculos.

Os cientistas descobriram que o Malassezia Globosa é um dos organismos mais simples já seqüenciados geneticamente por cientistas, 300 vezes menores do que o genoma humano, com apenas 4285 genes. Ele causa a caspa produzindo enzimas chamadas lipases.

Primeiramente, o fungo usa a lipase para modificar o sebo, criando um composto chamado ácido oléico. Este ácido penetra na camada mais exterior da pele e desencadeia uma renovação de células da pele mais rápida do que o normal. Em pessoas suscetíveis, isto causa a caspa.

Os pesquisadores descobriram que o fungo produz oito tipos de lipases, além de três fosfolipases, que usam para digerir os óleos provenientes do couro cabeludo.
Cada uma das proteínas pode, segundo os cientistas, ser um alvo para a criação de novos produtos para o combate à caspa.

Os atuais xampus para tratamento ajudam a controlar as infecções pelo fungo, mas não são 100% confiáveis.

Há apenas cinco anos os cientistas descobriram que a Malassezia globosa era a causa da maioria dos casos de caspa.

PÚBLICO PODE PARTICIPAR DE PROJETO DA NATIONAL GEOGRAPHIC


Pelo menos 360 brasileiros já participam de um projeto patrocinado pela National Geographic e pela IBM que está usando a genética para explicar como a espécie humana povoou o planeta. O principal objetivo dos cientistas envolvidos no projeto é analisar o DNA de populações indígenas e tradicionais, consideradas "chave" porque, por terem se misturado menos com outros povos, carregam informações importantes sobre os antepassados mais antigos da humanidade tanto no seu material genético como no seu patrimônio lingüístico e cultural.Mas, assim como os 360 brasileiros, pessoas que não pertencem a povos tradicionais, nativos ou indígenas, também poderão participar do projeto, comprando um "kit de genealogia" no site do Projeto Genográfico da National Geographic.

Eles ajudarão a contar capítulos mais recentes da história da humanidade, como a formação das grandes cidades.

Interessados podem fazer dois tipos de exame: o que analisa o DNA mitocondrial (que rastreia a linhagem materna) e o que analisa o cromossomo Y (para a linhagem paterna). Cada exame custa US$ 99 (cerca de R$ 200).

Cerca de 220 mil pessoas já foram vendidos e a expectativa é que esse número chegue a 500 mil ao fim do projeto, em 2010.

Segundo a entidade, o projeto não tem fins lucrativos e a renda obtida será revertida para um fundo que financiará futuras pesquisas de campo e projetos educativos e de preservação cultural de povos indígenas.

O professor universitário José Paulo de Araújo (foto), de 39 anos, começou comprando um kit para testar o seu DNA mitocondrial. Quando recebeu o resultado, que revelou uma ancestral africana do lado materno, ele decidiu fazer também o do cromossomo Y, que revelou um ancestral paterno do Oriente Médio. "Fico feliz por saber mais (sobre as minhas origens)", diz o carioca que, pela aparência, costuma ser identificado como "branco". "É bom saber que eu pertenço a uma comunidade maior, a uma cultura, a uma história."

PROJETO BRASIL

Os testes são feitos pelo laboratório Family Tree DNA, que, embora fique nos Estados Unidos, tem um brasileiro, Max Blankfeld, entre os seus sócios.

Segundo Blankfeld, o Family Tree DNA já fez 220 mil exames para a National Geographic. "Se continuar nesse ritmo, deve chegar a 500 mil até 2010."

O Family Tree DNA está conduzindo um projeto paralelo com os seus clientes brasileiros para rastrear as origens da população do Brasil. Todas as pessoas que compram o kit da National Geographic ou têm seu DNA testado no laboratório são convidadas a participar do Projeto Brasil.

Até agora, 81 brasileiros concordaram em fazer parte e, embora se trate de uma amostragem pequena e direcionada, os resultados são compatíveis com estudos genéticos da população brasileira, segundo o coordenador do Projeto Brasil, Ricardo Oliveira.

Eles mostram, por exemplo, uma predominância de cromossomos Y (que indicam a ancestralidade paterna) europeus e uma maior distribuição do DNA mitocondrial entre ancestrais maternas indígenas, africanas e européias.

Ricardo Oliveira acredita que o projeto possa ajudar a desvendar "o DNA dos bandeirantes" ou de povos ainda mais antigos que deram origem à população brasileira.

"A linha do haplogrupo A (conjunto de seqüências genéticas encontrado em alguns brasileiros) tem probabilidade de ser a linha tupi histórica", diz Oliveira.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/11/071106_caspa_dna_mv.shtml
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070810_dna_natlgeographic_brasil_cg.shtml

Nenhum comentário: