segunda-feira, novembro 05, 2007

TECNOLOGIA SOLAR - IBM: PAINÉIS SOLARES FEITOS COM CHIPS VELHOS

A IBM DESENVOLVEU UMA TÉCNICA MAIS EFICAZ PARA RECICLAR RESTOS DE LÂMINAS DE SILÍCIO DOS FABRICANTES DE CHIPS PARA A INDÚSTRIA DE ENERGIA SOLAR.


A técnica ecológica basicamente envolve polir a lâmina com água, uma superfície abrasiva e uma máquina normalmente utilizada para alisar os fossos na produção de chips, de acordo com The New York Times. Ao invés de alisar a superfície da lâmina, o objetivo principal da água é apagar propriedade intelectual e desenhos de chip do objeto. "Utilizamos a água para literalmente raspar os circuitos integrados", disse Tom Jagielski, gerente de engenharia da IBM e um dos envolvidos no projeto. A água faz o processo mais ecológico, diferentemente do que normalmente se faz ao colocar o produto em químicos ou quando é bombardeado por pequenos pedaços de vidro. A IBM estima que cerca de 3 milhões de lâminas são destruídas por ano. Se você transformar todas essas placas em painéis solares, seriam capazes de gerar 13,5 megawatts de força, uma pequena parcela do total de energia solar do mundo.

A Sharp, maior produtora de painéis solares do mundo, pode fabricar mais de 600 megawatts de energia solar por ano. Entretanto, uma falta de silício no mercado - que teve início depois de a Alemanha começar a consumir em alta escala em 2004 - faz com que qualquer fonte de silício processado seja bem-vinda.

Texas Instruments, Intel e outras empresas já vendem seus restos para produtores de painéis solares, que resulta em cerca de US$ 8 milhões de lucro.

Jagielski diz que a IBM planeja compartilhar a técnica com outras produtoras de chips, mas ainda não estão determinados os termos.

GOOGLE ESTÁ USANDO ENERGIA SOLAR, VEJA AS FOTOS

Os fundadores do Google Sergey Brin e Larry Page inauguraram o projeto de energia limpa, conectando o veículo da frota do Google para abastecê-lo.

Foram montados colossais painéis solares no telhado do Googleplex, sede da empresa, na Califórnia.

O propósito é diminuir a emissão de gases que contribuem para o efeito global e diminuir a poluição.


Fonte: http://www.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6197
http://www.tecnocientista.info/nd.asp?cod=5831

Nenhum comentário: