quinta-feira, setembro 04, 2008

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Google lança navegador grátis para brigar com o Internet Explorer

À EMPRESA GOOGLE LIBEROU UM NAVEGADOR PARA INTERNET PARA AMEAÇAR A DOMINAÇÃO DO INTERNET EXPLORER, DA MICROSOFT, QUE OCUPA 75% DOS COMPUTADORES PESSOAIS.

O browser grátis chamado “Chrome” está disponível para download por usuários de Windows. O Google disse que está trabalhando em versões para Macintosh e Linux.



A rivalidade do Google com a Microsoft já o fez criar aplicativos online gratuitos de planilhas, editor de texto, calendário, etc. ameaçando os maiores ganha-pão da empresa: os produtos do pacote Office. Enquanto isso a Microsoft gastou bilhões no desenvolvimento de seu próprio buscador e tentando comprar o Yahoo, se sucesso, por U$ 47,5 bilhões. E as tensões parecem estar aumentando com a entrada do Google no mercado dos navegadores.

Até o momento o Google estava tentando minar o mercado do Internet Explorer apoiando o Firefox, outro browser gratuito da Fundação Mozilla. A etiqueta Google, do Chrome, pode torná-lo um oponente ainda mais forte para o Explorer, apesar disso não ser nenhuma garantia. O Google Talk não conseguiu chegar nem perto da fatia de aplicativos de mensagem instantânea como o Messenger e as opções da AOL ou Yahoo.

No blog do Google Chrome o browser é considerado o mais sofisticado para exibir o conteúdo dinâmico e interativo que floresce na internet, já que as pessoas estão migrando da televisão, rádio e jornais.

Dean Hachamovitch, gerente geral do Microsoft Internet Explorer disse que “as pessoas irão escolher o Internet Explorer 8 pela forma que ele coloca serviços diretamente na ponta dos seus dedos… e, mais do que qualquer outra tecnologia de navegadores, os coloca no controle dos dados pessoais na internet”.

Esta estratégia do Google certamente está relacionada à sua preocupação de que a Microsoft abuse do seu poder ao manipular as configurações padrão do novo Internet Explorer para reduzir o tráfego do seu buscador, que é a medula espinhal da sua colossal rede de publicidade online.

Em 2006 o Google contatou o Departamento de Justiça dos EUA alarmando sobre o fato de que a Microsoft haveria dificultado a instalação de barras de ferramenta de pesquisa feitas por outras empresas. Enquanto os reguladores decidiram não intervir a Microsoft decidiu modificar a maneira que o Internet Explorer lidava com a seleção de barras de pesquisa. [CNN, NYTimes]

Fonte:http://hypescience.com/google-lanca-navegador-para-brigar-com-o-internet-explorer/

Nenhum comentário: