quarta-feira, outubro 08, 2008

CULTURA & ENTRETENIMENTO - EXPOSIÇÃO NA CAIXA MOSTRA UMA ABORDAGEM HUMANISTA SOBRE O CÂNCER DE MAMA

NO MÊS NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA, A CAIXA CULTURAL BRASILIA INAUGURA A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE PEITO ABERTO.

A mostra, que fica aberta de 15 de outubro a 30 de novembro, é um projeto do fotógrafo Hugo Lenzi e da jornalista Vera Golik e conta com patrocínio cultural da sanofi-aventis, do Ministério da Cultura e da CAIXA. Paralelamente à mostra, ocorrem duas palestras gratuitas nos dias 16 e 29 de outubro, às 19h30. Pacientes, médicos e especialistas realizam um grande bate-papo sobre assuntos ligados à auto-estima da mulher com câncer de mama. O câncer de mama. Usando a técnica da fotografia em preto e branco, Hugo Lenzi consegue revelar imagens fortes, que transmitem toda densidade do turbilhão emocional vivido por elas. “O objetivo é conduzir o visitante a um mergulho na intimidade dessas mulheres, sem o conforto fácil e óbvio proporcionado pelas cores, mas respeitando a intensidade dos sentimentos revelados”, explica Lenzi.

O visitante por um caminho de verdadeiros depoimentos fotográficos, dispostos em uma linha de tempo definida, que vão revelando as emoções afloradas em cada uma das etapas vividas por essas mulheres: do choque diante do diagnóstico ao medo da perda dos símbolos femininos (mama, cabelo, libido e fertilidade), até o sentimento de vitória com a superação da doença. “O caráter humanista do Projeto De Peito Aberto está totalmente alinhado à filosofia dos programas institucionais do Grupo sanofi-aventis. A abordagem sensível dos ensaios revela a atualidade do tema e a importância de se enxergar a mulher na sua integridade, muito além do tratamento médico”, declara Cristina Moscardi, diretora de comunicação da sanofi-aventis Brasil.

A jornalista Vera Golik explica ainda que “todas queriam comunicar além da linguagem corporal”. Dessa necessidade surgiu uma espécie de “guia de viagem”, no qual Vera procurou registrar as várias fases dessas jornadas, para nos ajudar a compreender um universo que desperta tanto temor nas mulheres. É quase um diário compartilhado, não fossem os depoimentos de vários especialistas e profissionais de saúde, que destacam a importância de tratar a mulher com câncer de mama na sua integridade, de resgatar sua auto-estima, de ajudá-la a aceitar o processo de tratamento e de motivá-la a superar a doença.


VERA GOLIK

Jornalista e escritora, toda sua carreira profissional esteve intimamente ligada à beleza, saúde, bem-estar e auto-estima da mulher. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, em 1983, e, atualmente, é sócia-diretora da empresa Fundo Infinito - Comunicação e Responsabilidade Social.

Foi editora especial de beleza e saúde da revista Nova (Cosmopolitan) entre 1985 e 1993 e assinou esta mesma editoria nas revistas Vogue (em 1995) e Elle (de 1999 até 2002).
Atualmente, Vera dirige a revista VIV Senior Lifestyle, voltada para o público sênior. Desde 1996, vem prestando serviços para a Organização das Nações Unidas, especificamente para o Unifem, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. É ainda diretora da ONG Elas Por Elas, um braço da americana “Vital Voices”, que trabalha pelos direitos humanos e pela inclusão das mulheres na política e na economia.

É autora dos livros “Corpo de Mulher – O Prazer de Conhecer” (2000 – Editora Terra Virgem); Coleção “Cabelos & Beleza” (1996 – Editora Nova Cultural); “Tudo o que você precisa saber sobre Celulite para ficar de bem com o seu corpo” (1995 – Editora SENAC); “A Descoberta da Beleza” (1992 – Livros Abril); e “101 idéias para sua filha amar o corpo dela” (Editora Jaboticaba – em finalização). Todos esses títulos abordam o conceito de beleza integral, procurando ampliar a consciência feminina e valorizar a mulher como ser humano.

Por duas vezes, foi ganhadora do prêmio Abril de Jornalismo (em 1990 e em 2001) e, em 1998, foi eleita a melhor editora de beleza do Brasil num dos mais reconhecidos eventos de moda do país, o Phytoervas Fashion Awards.

HUGO LENZI


Formado em ciências sociais pela USP, em 1979, fotógrafo desde 78, iniciou sua carreira no cinema como assistente de câmera na Linx Filmes, em 72, fazendo os programas Globo Shell Especial.

Desde 1998, atua como colaborador do Unifem, elaborando projetos gráficos e audiovisuais e projetos sociais ligados ao terceiro setor. Em 2005, assumiu a direção de criação e fotografia da revista VIV Senior Lifestyle, voltada para o público sênior.

Foi assistente de fotografia de 74 a 77, trabalhando primeiro com still life no estúdio do célebre Schauder. Montou seu próprio estúdio, em 78, e começou a prestar serviços para as revistas Playboy, Status, Vogue, Moda Brasil, Claudia, Claudia Moda, Nova, Manequim, Capricho, Isto É, entre outras publicações. Também realizou trabalhos para as agências Denison, Almap, Lintas, Thompson, CBBA, Publitec, Propeg, Intermarket, CBP, GTM&C. Entre seus principais clientes estão a Pirelli, Rhodia, Unilever, Santista, Alpargatas, Vila Romana e outros.

Entre 1979 e 1980, trabalhou no exterior, fotografando e montando exposições para o Itamaraty/Cacex com o tema “O Brasil Vê a África”, sobre países da África Ocidental: Costa do Marfim, Senegal, Guiné Bissau, Nigéria, Mali, Alto Volta, Mauritânia e Marrocos. Em fevereiro de 2000, lançou o livro “Corpo de Mulher, o prazer de conhecer” com texto de Vera Golik.

Em 2003, expôs na Bienal de São Paulo na mostra “Talentos da Fotografia”. No mesmo ano criou, junto com Vera Golik, a revista “Diva”, patrocinada pela Unilever e voltada para o bem-estar e auto-estima da mulher.

Em 2002 e 2004, proferiu diversas palestras direcionadas às mulheres, abordando os temas da beleza, auto-estima e participação social e política, em seminários organizados pela OAB-SP, Conselho da Condição Feminina de SP, Conselho da Condição do Negro de SP, a ONG “Elas por Elas” etc.

SANOFI-AVENTIS

A sanofi-aventis é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Presente em mais de 100 países, tem sede em Paris (França). Com forte vocação internacional, o grupo possui cerca de 300 filiais e dezenas de instalações nos cinco continentes.

Apoiada por uma organização de pesquisa e desenvolvimento de primeira linha, a sanofi-aventis galga posições de destaque em sete áreas terapêuticas importantes: cardiovascular, trombose, oncologia, doenças metabólicas, sistema nervoso central, medicina interna e vacinas. A sanofi-aventis é listada em Paris (EURONEXT : SAN) e em Nova York (NYSE : SNY).

SERVIÇO

Exposição De Peito Aberto, de Hugo Lenzi e Vera Golik
Local: CAIXA Cultural - Galeria Piccola I
Abertura para convidados e imprensa: 14 de outubro de 2008, das 19h às 22h
Visitação: de 15 de outubro a 30 de novembro de 2008
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Palestras: 16 e 29 de outubro, no Teatro da Caixa, às 19:30h, Informações e agendamento para palestra ou grupos de visitas monitoradas: de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 18h, pelo telefone 3206-9448
Endereço: SBS Q. 4, Lt. 3/4 - Térreo, anexo ao edifício Matriz da Caixa
Classificação etária: LIVRE - ENTRADA GRATUÍTA
Informações e entrevistas:
Vera Golik: (11) 5523-8898 / 8302-0927 - vgolik@uol.com.br
Hugo Lenzi: (11) 5523-8898 / 8308-1266 - hlenzi@uol.com.br
CAIXA Cultural- Brasília/ DF - Tel.: (61) 3206-8030 / 9895 - Fax: (61) 9202-2144 /
8101- 9902 - imprensa.cultura@caixa.gov.br
www.caixa.gov.br/caixacultural

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal – www.caixa.gov.br

Nenhum comentário: