terça-feira, outubro 07, 2008

FIQUE POR DENTRO - PROJETO ILHAS DE IMPRESSÃO DA CAIXA É EXEMPLO DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

DESDE 2005, BANCO EDUCA EMPREGADOS PARA A ECONOMIA DE PAPEL E CARTUCHOS.

A preocupação da Caixa Econômica Federal com o meio ambiente é um dos destaques da 6ª edição do programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, a ser realizada na quinta-feira (25), no Centro de Convenções Cadoro, em São Paulo. O projeto Ilhas de Impressão está entre os 30 cases selecionados pela comissão técnica para serem apresentados no evento. A campanha da CAIXA, criada em março de 2005, abrange os 140 edifícios-sede e tem o objetivo de conscientizar o público interno para a economia dos recursos de impressão, especialmente papel, cartuchos de tonner e tinta. O Ilhas de Impressão concentra em locais específicos toda estrutura de impressão de forma centralizada para utilização dos empregados, prestadores e estagiários. Com a implantação do modelo, o banco passou de uma média de uma impressora para atender cinco pessoas para uma impressora para 30 pessoas. E os resultados obtidos são significativos. Entre março de 2005 e novembro de 2006, houve uma economia de 56,7% dos gastos com os insumos de impressão.

A CAIXA reduziu também, em 59,37%, o parque de impressora – somente no prédio Matriz, em Brasília – e, por conseqüência, diminuiu o consumo e os resíduos sólidos (cartuchos, papel e componentes da máquina).

PROJETO AMPLIADO

Foi desenvolvido ainda o software de Gestão de Impressão, denominado Curupira , pela área de tecnologia da CAIXA, utilizando código aberto e executado sob o sistema operacional Linux, que permite o acompanhamento dos volumes de impressão e auxilia a gestão racional.

Em parceria ao projeto, o banco lançou a campanha Imprima Respeito à Natureza , visando promover a cultura do consumo consciente dos produtos de impressão.

ECOEFICIÊNCIA

O Ilhas de Impressão nasceu do programa de Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdícios (PROGED), desenvolvido em 2003, e que tem a ecoeficiência como uma de suas diretrizes.

6º BENCHMARKING

O programa Benchmarking Ambiental Brasileiro tem como objetivo principal selecionar e compartilhar o que há de melhor em conhecimento ambiental aplicado por empresas de diferentes segmentos de atuação, ONGs e governo nas várias esferas e regiões do país.

Esta edição teve 84 cases inscritos, sendo selecionados 30 “vencedores” – aqueles que comprovam a adoção de práticas que proporcionam benefícios ao meio ambiente e às comunidades, e competitividade à instituição. Portanto, exemplos a serem seguidos pela excelência de suas práticas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal - www.caixa.gov.br

Tel.: (61) 3206-6943 / 8775 / 8543 / 8022

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