terça-feira, janeiro 20, 2009

Campus Party Brasil anuncia destaques

O conceito do conhecimento compartilhado reflete o espírito da Campus Party Brasil e ganha novas perspectivas na edição 2009.Em um evento que atrai um público mais disposto a dividir informações do que simplesmente absorvê-las (70% do tráfego de arquivos foram uploads na primeira edição), o encontro representa um novo posicionamento dos brasileiros que já vivem esta nova sociedade em rede.“O crescimento das redes sociais, blogs e semelhantes mostra que o internauta hoje prefere interagir a ser passivo neste processo. A era dos portais acabou”, diz o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco.

Por isso, além do acesso à banda individual de Internet mais rápida do mundo (10Gb), proporcionada pela Telefonica (patrocinador Master do evento) o grande destaque da segunda edição da Campus Party Brasil é o seu conteúdo.

Serão centenas de atividades como palestras, debates, workshops e competições divididas em 12 áreas temáticas – Vídeo, Design e Fotografia (novas); Música, Astronomia, Blog, Desenvolvimento, Games, Modding, Robótica, Simulação e Software Livre.

A festa conta ainda com oito ações especiais, que envolvem várias áreas. As cinco da primeira edição – Inclusão Digital, Campus Verde, Campus Móvel, Campus Media e Barcamp – e as estreantes Cibercultura, Grid Computer e Sarau Digital.

PRIMEIRAS ATRAÇÕES CONFIRMADAS

Além de trazer novamente para o Brasil mais uma ediçãpo do Barcamp, espaço para desconferências -discussões livres em que qualquer um pode levantar um tema para debate - as áreas de conteúdo terão muitas novidades.

A área de Robótica se prepara para levar a cabo uma experiência inédita em todo o mundo: a construção, durante o evento, de um robô totalmente composto por tecnologias livres de software.

O projeto deste mecanismo ficará disponível para download e, consequentemente, o protótipo poderá ser criticado, discutido, dissecado, modificado e melhorado pelos “campuseiros”.

Cada módulo deste “robô livre” será independente dos demais e controlado por TCP/IP (Transmission Control Protocol e Internet Protocol) através do sistema operacional Linux. “A gente se permitiu sonhar alto.

Ainda não existe uma utilização standart de código aberto na robótica e acreditamos que na Campus Party pode surgir a primeira”, diz Branco.
Veja mais: http://www.adnews.com.br/eventos.php?id=80237

Nenhum comentário: