segunda-feira, janeiro 19, 2009

JUSTIÇA - Microsoft sofre processo por monopólio

A Microsoft está novamente na mira da Comissão Europeia sob acusação de abusar de seu poder de monopólio.De acordo com o órgão que fiscaliza e regulamenta a competição no bloco econômico, o principal problema está na forma como o navegador Internet Explorer é integrado ao Windows.
Segundo informações do IDGNow!, as autoridades americanas já tentaram processar a companhia de Bill Gates uma vez pelo mesmo motivo, mas não conseguiram sucesso. Apesar disso, a mesma Comissão Europeia conseguiu processar a Microsoft em 1,6 bilhão de euros por causa da pouca competitividade que o Windows Media Player oferecia.

De acordo com os europeus, não havia como competir com o tocador de música da companhia.A Microsoft foi notificada oficialmente na última quinta-feira (15) e tem dois meses para estudar o caso e apresentar sua defesa à Comissão.

A acusação partiu com uma denúncia da desenvolvedora norueguesa de navegadores Opera Software e levou um ano para ser produzida. O CEO da empresa, Jon Von Tetzchner afirmou estar satisfeito com a acusação e declarou que a CE está levando o caso a sério.

Porém, Tetzchner não soube informar se a Microsoft será autuada também por ir contra aos padrões abertos de internet. De acordo com o executivo, o fato do IE não suportar tecnologias abertas é um problema para companhias como a dele, o que torna alguns sites incompatíveis com o navegador.

Atualmente, o navegador da Microsoft é o mais usado na web, mas vem perdendo usuários com o passar do tempo. De acordo com a Net Applications, 70% das pessoas usam o IE. Anos atrás o percentual estava na casa dos 90%.

É provável que a Microsoft também seja processada por causa do Office, linha de aplicativos voltados para escritórios, e da .Net, plataforma para desenvolvimento de software.

Conforme informou o porta-voz da Comissão Europeia, Jonathan Todd, a empresa também está sendo investigada por não facilitar a interoperabilidade de seus produtos com o de outras empresas. A queixa foi apresentada pelo Comitê Europeu de Sistemas Interoperáveis (Cesi).

Segundo o Cesi, a Microsoft sonega informações para criar uma desvantagem competitiva para outras companhias de software. De acordo com o conselheiro da organização, as próximas batalhas jurídicas contra a empresa deverão surtir efeitos mais positivos para os consumidores.

Ele, porém fez um alerta: no passado, a Microsoft pagou uma multa, mas não modificou seus produtos para que eles fossem mais compatíveis com outros aplicativos. Todd espera que os juízes olhem com mais atenção para isso ao emitirem novas sentenças.
Fonte: http://www.adnews.com.br/internet.php?id=82581

Nenhum comentário: