sexta-feira, janeiro 30, 2009

PUBLICIDADE - Super Bowl cobra US$ 3 milhões por 30 segundos

Entra e sai ano e no início de fevereiro a conversa nos Estados Unidos gira em torno do mesmo tema: o Super Bowl.

A final do campeonato de futebol americano é tão grandiosa que faz com que este seja o evento mais assistido no país, com 97,5 milhões de telespectadores só em terras norte-americanas na edição do ano passado, segundo dados do jornal The New York Times.A edição de 2009 acontecerá no próximo domingo (1º), na cidade de Tampa, Flórida. A partida entre Pittsburgh Steelers e Arizona Cardinals será transmitida pela NBC. Quem não é muito fã do esporte costuma assistir os jogos para ver quais serão os anúncios das marcas durante os intervalos.

Sempre muito criativos, os comerciais são em maioria criados especialmente para exibição no evento. Os cinco minutos e meio disponíveis para comercialização são os mais caros da publicidade mundial.

As grandes empresas sabem que um anúncio durante o Super Bowl é uma chance única de atingir o maior número de pessoas possíveis e não hesitam em pagar cerca de US$ 3 milhões por um comercial de 30 segundos durante o evento, um recorde histórico.

SEM CRISE

Apesar de a economia mundial estar vivendo um momento delicado, o Super Bowl não parece ter sido atingido pela crise. É bem verdade que os investimentos da NFL (National Footeball League) com eventos paralelos para promover os jogos diminuíram de US$ 8 milhões em 2008, para "apenas" US$ 7 milhões na edição deste ano. Algumas festas foram canceladas e outras foram realizadas com tamanho reduzido.

Segundo a consultoria PriceWaterHouseCoopers, menos turistas e jornalistas estão sendo esperados na cidade e os hotéis registram um menor tempo de permanência dos visitantes comparado à outras edições. Em contrapartida, mesmo com a desistência de anunciantes tradicionais como a GM e a FedEX este ano, há alguns dias, a NBC declarou que 90% dos espaços comerciais disponíveis já estavam vendidos.

COMERCIAL 3D DURANTE O INTERVALO

A Dreamworks e a Pepsi vão apresentar anúncios 3D nos intervalos. Para isso, 125 milhões de pares de óculos foram distribuídos gratuitamente nos 25 mil pontos de venda da SoBe - marca da Pepsi. Um deles será sobre o desenho Monstro vs. Alien e o outro sobre a bebida. As empresas ainda solicitaram que os óculos não sejam jogados fora para que os telespectadores possam assistir ao comercial que as companhias preparam com a mesma tecnologia para o dia seguinte. A rival Coca-Cola vai apresentar um filme baseado no slogan recém-lançado "Open Hapiness".
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