quinta-feira, janeiro 22, 2009

TECNOLOGIA & CIÊNCIA - Conheça as grandes novidades do Windows Seven

Por Grayson Boucher*

Após o Windows Vista não ter tido sucesso em substituir o Windows XP, que ainda é o sistema operacional mais usado no mundo, a Microsoft tenta se redimir com o Windows Seven (também conhecido como Windows 7), corrigindo os pontos mais criticados do seu antecessor. Algumas funcionalidades que prometem facilitar a vida do usuário também foram acrescentadas.

Como estudante de ciências da computação, eu baixei e instalei o Windows Seven para testá-lo. Vou contar como está sendo minha experiência nesses dias de uso e as novidades deste sistema operacional, para que você saiba o que esperar.

O QUE HÁ DE NOVO?

A aparência do Windows Seven é bastante similar à do Windows Vista. O processo de instalação, as janelas, o menu praticamente não sofreram alterações, e as poucas opções de temas pré instalados também não mudam a cara do sistema. A instalação foi mais rápida inclusive que a do Windows XP, e não precisei de sequer um driver da minha placa-mãe.

A diferença vem na barra de tarefas: está um pouco mais alta e os aplicativos num espaço quadrado, mostrando apenas o ícone sem nome. As janelas ficam sempre agrupadas, e quando você passa o mouse sobre o ícone, aparece uma miniatura de cada janela ou aba.

Confesso que no começo achei isso um pouco confuso, mas quando você abre ao mesmo tempo 3 navegadores, MSN, editor de texto, media player, Photoshop e etc, percebe-se que este modo é realmente muito mais prático, pois cada programa ocupa menos espaço na barra de tarefas. Ponto para a Microsoft.

Outra coisa interessante em relação às versões anteriores do Windows é o modo como os documentos recentes são tratados: em vez de ficarem em um único submenu, foram divididos por programa, a partir de uma seta ao lado do programa no menu principal.



A pasta pessoal manteve o estilo do Vista, mas conta com algumas novas divisões. O menu esquerdo foi separado entre Favoritos e Bibliotecas, sendo agora mais fácil organizá-lo.



Além do que já foi citado, várias outras coisas receberam atenção da Microsoft: o Gerenciador de Tarefas ganhou um monitor de recursos mais detalhados, o Firewall do Windows ficou mais simples de mexer, o Paint e a Calculadora foram remodelados. Mas, infelizmente, nenhum deles chegou perto da robustez de programas profissionais de terceiros.



RAPIDEZ E ESTABILIDADE

De forma geral, o sistema está com resposta mais rápida em relação ao Vista, muito estável para um beta, e a tendência é que melhore até o lançamento. A estratégia da Microsoft em deixar uma versão pública por mais tempo me agradou bastante, pois é possível testá-lo em condições reais de uso.

A calculadora certamente será bem mais útil agora

O consumo de RAM continua sendo um problema para computadores com menos de 1Gb. Aqui, chegou a 750Mb na inicialização do sistema, com todos os recursos visuais ativados. Mas não se assuste tanto: a minha versão é de 64 bits, que chega a usar quase o dobro em relação às de 32 bits. Para efeito de comparação, o XP 64 bits, que também tenho instalado, fica próximo dos 500Mb.

Desabilitar os efeitos visuais tem pouco impacto no consumo de RAM: apenas 50Mb a menos. Contudo, a quantidade de memória RAM não é o único fator para o desempenho (nem mesmo é o mais importante), e usuários com computadores menos potentes sentirão diferença.

É O FIM DO WINDOWS XP?

É muito difícil dizer se o Windows Seven tomará conta do mercado que hoje é dominado pelo Windows XP. Na minha opinião, se o fizer, levará mais tempo do que a Microsoft espera. Não são todos os computadores que estão preparados para o novo sistema operacional.

A imagem de instalação do Seven tem pouco mais de 3Gb, o que já obriga o usuário a ter um leitor de DVD, além do mínimo de 1Gb de RAM e placa gráfica com 128Mb, o que nem todos possuem.

Há também a questão do preço, duvido que no lançamento saia por menos de R$400 a versão mais básica (Starter).É impossível negar, uma das coisas que fizeram o XP se difundir foi a facilidade em pirateá-lo, e muitos vão desistir do upgrade se tiverem que pagar por isso.

Entre um sistema operacional antigo com todas as correções de segurança e um novo sem atualizações, recomendo o primeiro.

Enfim, mesmo se não conseguir substituir o XP com a rapidez que pretende, a Microsoft deu um passo importante para isso, corrigindo os problemas do Vista que fizeram muitos usuários voltarem ao XP. O Seven não será outra decepção.

*Grayson Boucher* tem 22 anos, mora em São Sebastião/RJ e é estudante de Ciências da Computação na UVA. Gosta de trilhas, fotografar a natureza e mergulho com scuba.
Fonte: http://hypescience.com/conheca-as-grandes-novidades-do-windows-seven/

Nenhum comentário: