sexta-feira, janeiro 16, 2009

TRANSIÇÃO NOS EUA - Serviço Secreto dos EUA apresenta carro oficial de Obama



As primeiras fotos da nova limusine blindada oficial do presidente Barack Obama foram divulgadas pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos.



Apelidado de "The Beast" ("O Animal", em tradução livre), o novo Cadillac fará sua estréia em um desfile no dia 20, durante a cerimônia de posse do presidente.

O Serviço Secreto americano afirmou que a limusine dará ao novo ocupante o nível mais alto de proteção.

Como esperado, o Serviço Secreto não divulgou muito a respeito do carro, mas Nicholas Trotta, diretor-assistente para o Escritório de Operações de Proteção, fez comentários a respeito em uma declaração à imprensa feita pelo órgão.

"Apesar de não podermos discutir muitos dos aprimoramentos de segurança do veículo, posso afirmar que a segurança deste carro e os sistemas de comunicação codificados fazem dele o veículo de proteção tecnologicamente mais avançado do mundo."

BLINDAGEM E OXIGÊNIO

Observadores afirmam que o novo carro deve incluir vidros à prova de balas, blindagem no resto do carro, um suprimento em separado de oxigênio e o interior completamente vedado para proteção contra um ataque químico.

Alguns brincam afirmando que o carro é tão resistente que conseguiria agüentar até o ataque com uma granada-foguete. Seus pneus poderiam continuar funcionando mesmo depois de furados por um tiro.

O interior do carro é um segredo muito bem guardado, mas não há dúvidas de que o Cadillac tem os melhores e mais avançados equipamentos.

David Caldwell, porta-voz da General Motors, fabricante do Cadillac, disse à BBC que o carro foi feito de acordo com as especificações que a companhia recebeu do governo federal.

"Uma das especificações é que não falamos das especificações", disse.

Mas Caldwell revelou que o carro foi feito de acordo com o projeto de um Cadillac contemporâneo e iria incluir o interior feito à mão.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090115_obamanovocarrofn.shtml

Quando questionado se este interior incluiria equipamentos como uma base para iPod, por exemplo, Caldwell afirmou que não poderia comentar de forma específica, mas acrescentou que o veículo teria "aparelhos eletrônicos modernos".

Nenhum comentário: