quarta-feira, janeiro 21, 2009

Venerável, Irmã Dulce fica mais perto da beatificação

Para milhares de baianos, Irmã Dulce já é considerada santa. Porém, para a Igreja, a caminhada ainda não está encerrada. Na quarta-feira (21), a religiosa que ficou conhecida como o "anjo bom da Bahia" deu mais um passo para a canonização.

A Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano anunciou o voto favorável que reconhece Irmã Dulce como venerável. Ou seja, é o reconhecimento da Igreja da santidade de vida da freira baiana.


Fiéis vão a missa no bairro de Roma comemorar a conquista
(Foto: Almiro Lopes)

Esta é uma das mais importantes etapas do processo de canonização e a conquista foi celebrada durante missa, realizada ontem à tarde, na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no bairro de Roma. O anúncio foi transmitido no Brasil pelo arcebispo dom Geraldo Majella e o decreto será publicado logo após a assinatura do papa Bento XVI.

Depois que a decisão for oficializada pelo Vaticano, o processo entra em uma nova fase: o reconhecimento de um milagre atribuído a ela. A estimativa é que, até 2010,ocorra a beatificação. Só então será possível pleitear o título de santa. Para isso, também é necessário apresentar milagres alcançados após a beatificação.

Ao considerar Irmã Dulce venerável, a congregação valida a Positio, espécie de dossiê sobre a vida e obra de Irmã Dulce, apresentado pela comissão histórica do processo de beatificação e canonização da religiosa. "Sabíamos que a beatificação não poderia vir antes do processo de venerável. Antes de avaliar a graça alcançada, eles precisam comprovar se, de fato, a santa viveu de forma heróica as virtudes cristãs", explicou o presidente da comissão, Osvaldo Gouveia.

O reconhecimento é considerado pelo direito canônico tão importante quanto a comprovação de um milagre. No relatório, a congregação destacou que Irmã Dulce pode ser considerada a Madre Tereza de Calcutá brasileira.

"Os teólogos do Vaticano disseram que na Igreja precisa haver muitas Irmãs Dulces. Ela poderia ser considerada uma mulher excepcional, viveu na caridade e no amor de Jesus Cristo", disse o postulador do Vaticano à frente da causa, Paulo Lombardo, adiantando que ela preenche os requisitos para ser beatificada e que um milagre diário de Irmã Dulce é a sua obra.

MILAGRE OCORREU EM SERGIPE


Amiga do papa João Paulo II, a freira teria salvo mulher

Mulher desenganada por médicos durante parto do segundo filho sobreviveu após correntes de oração para Irmã Dulce. Esse foi o milagre que a Comissão Histórica do Processo de Beatificação e Canonização apresentou ao Vaticano.

O caso ocorreu no interior de Sergipe e, de acordo com relatos médicos, só um milagre explica a paciente ter saído com vida depois de sofrer hemorragias e ter passado por três cirurgias em um intervalo de 18h. Depois dos médicos acharem que o caso estava perdido, assistiram surpresos à recuperação, depois de um grupo de religiosos rezaram para Irmã Dulce.

ETAPAS

PROCESSO O candidato a santo deve ter morrido, no mínimo, cinco anos antes da abertura do processo. Depois é nomeado um postulador, que organiza toda a documentação exigida. É possível tornar-se santo pela virtude ou pelo martírio.

VENERÁVEL Os documentos são analisados por historiadores, teólogos e uma comissão de cardeais do Vaticano. Se houver aprovação, o candidato ganha o título de venerável.

BEATIFICAÇÃO Após os trâmites, os mártires veneráveis já são nomeados beatos. Os veneráveis por virtude, por sua vez, devem ter um milagre de cura comprovado para se tornar beatos.

MILAGRE O caso passa pelo crivo do Vaticano, o que inclui, desta vez, peritos e uma comissão médica. A palavra final é do papa: se o milagre for aceito, ele anuncia a beatificação.

CANONIZAÇÃO Para a canonização, deve ser comprovado um segundo milagre - que tenha ocorrido, necessariamente, após a beatificação.

DOSSIÊ CANÔNICO

5 mil documentos foram reunidos na Positio
850 é o número de páginas do dossiê de beatificação
18 meses foram necessários para compilar informações
Veja mais: http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=16229&mdl=50

Nenhum comentário: