sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Banda larga fixa terá 520 milhões de assinantes

Daqui a cinco anos, 520 milhões de pessoas deverão possuir banda larga fixa, segundo análise da ABI Research. Segundo a previsão dos especialistas, a tecnologia deve manter uma taxa de crescimento anual de cerca de 7% nos próximos seis anos.De acordo com reportagem do IDGNow!, o ADSL continuará sendo a principal plataforma de banda larga, especialmente em países em desenvolvimento, porque as operadoras poderão aproveitar a infraestrutura já existente para manter a estabilidade dos custos e oferecer preços mais acessíveis para o mercado.

Apesar disso, embora as operadoras de telecomunicação tenham obtido ganhos importantes nos últimos anos, os mercados mais maduros testemunharam saturação em suas taxas de penetração de banda larga.

Em alguns países como Dinamarca, Coréia do Sul e Japão, as taxas de assinantes de ADSL já estão caindo na medida em que os consumidores optam por conexões de fibras ópticas, que permitem maiores velocidades. Outro fator desfavorável ao ADSL é o preço, que impulsionada o avanço na adesão à fibra óptica.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Cisco e pela IDC contabilizou mais de 10 milhões de conexões de banda larga à internet, fixas ou móveis, no primeiro semestre de 2008. Destes, 1,3 milhão são assinantes de conexão móvel. A pesquisa também sugere que o país deve somar 15 milhões de conexões à internet em alta velocidade.
Veja mais: http://www.adnews.com.br/tecnologia.php?id=83619

Nenhum comentário: