sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Carregue suas pilhas com energia solar

Neste primeiro artigo da seção Faça Você Mesmo (FVM) você vai aprender a criar pilhas auto-carregáveis que usam apenas a luz do sol.


Para recarregar suas pilhas hoje você pode usar o aparelho normal, ligado na tomada. Ultimamente, também, surgiram no mercado aparelhos que usam a energia solar para deixar suas pilhas como novas. Mas este aqui é um pouco diferente e extremamente simples.

De acordo com um novo experimento simples do tipo “como é que eu não pensei nisso antes” é possível acoplar células sensitivas à luz solar na própria pilha. Assim Knut Karlsen criou as baterias SunCat.


As pilhas ficam tomando um banho de sol, como um gato (para quem não sabe “sun” e “cat” são, respectivamente, sol e gato em inglês) e, lentamente, elas são recarregadas.

Com a ajuda de outros cientistas, que estavam trabalhando em células solares flexíveis (dobráveis) e mandaram amostras, Karlsen encapou suas velhas pilhas recarregáveis em células solares.


É importante notar que o “papel solar” de células fotovoltáticas e as pilhas tinham voltagens que combinavam.

As pilhas eram avaliadas em 1,5 Volts e o papel em 1,8. O arranjo resulta em um carregador um pouco fraco, o que não é ideal, mas continua sendo muito conveniente. Afinal, você só precisa largar suas pilhas em um lugar que receba luz do Sol.


De acordo com Karlsen, uma segunda versão teria um aparelho eletrônico que diria quando a pilha realmente está carregada, além de alguns capacitores para deixar o processo todo mais eficiente.
Veja mais: http://hypescience.com/

Nenhum comentário: