terça-feira, fevereiro 10, 2009

Dicas para manter uma boa alimentação no carnaval

RIO - Ninguém tem dúvidas de que uma boa alimentação é fundamental para garantir a energia necessária para enfrentar os dias de carnaval. Mas, nem sempre é possível conciliar um cardápio saudável à folia.


O ideal é buscar um meio termo e pular o carnaval sem enfiar o pé na jaca, nem ficar só na saladinha. (Confira o cardápio do folião saudável).

Apesar de as feijoadas serem uma tradição no carnaval, elas devem ser evitadas. Por ter muito sal e gordura, o prato contribui para a desidratação e tem digestão demorada.
- Frituras, queijos gordurosos e biscoitos salgados devem ser evitados - recomenda a nutricionista Fabiana Casé, da Clínica Terapêutica Harmonya.

Os cuidados com os petiscos oferecidas nos blocos ou mesmo nos sambódromos devem ser ainda maiores.

- Além de serem ricos em gordura e sal, podem estar contaminadas por bactérias que causam intoxicação alimentar - alerta.


Uma dieta saudável durante o carnaval deve ser rica em carboidratos integrais, cereais e proteína com pouca gordura, de preferência saudável como azeitonas, castanhas e cereais com iogurte. Além de dar energia, estes alimentos diminuem o efeito do álcool.
A nutricionista sugere que os foliões se alimentem de quatro em quatro horas.

- Por exemplo, arroz integral ou pão integral com recheio como queijo cottage, peito de peru ou carne magra. Uma dieta com muita vitamina do complexo B, energia e proteína. Além de sucos e água para hidratar muito bem.

O fisioterapeuta especialista em acupuntura Fernando Fernandes diz que o ideal é aumentar a hidratação do corpo.

- A ingestão de frutas como melão e melancia é indicada. Como tônico de energia, adote amendoim, amêndoas, castanhas, mel e chocolate sem açúcar na hora da fome inesperada.

Há ainda os que não dispensam uma cervejinha durante o carnaval. Para evitar ressacas, a nutricionista faz algumas recomendações:


- Evitar consumir bebida de estômago vazio, beber água ou sucos entre as bebidas alcoólicas e depois consumir mais água ou sucos para evitar a desidratação. Os que só se derem conta do abuso tarde demais, devem dar prioridade a alguns alimentos.

- Quem abusar das bebidas alcoólicas deve ingerir alimentos que baixem a energia do fígado, como água de coco, pepino, beterraba e evitar temperos condimentados (curry, gengibre, pimenta, cravo, canela) e ácidos (suco de abacaxi, suco de laranja e vinagre) - recomenda o fisioterapetua e acupunturista Fernando Fernandes. Uma onda que surgiu há alguns anos e continua forte, porém, deve ser evitada.

- Nem todo mundo pode consumir bebidas energéticas, pois ela causa efeitos diferentes nas pessoas, como acelerar o batimento cardíaco, suor frio e mal-estar geral - diz, sugerindo que o consumo deste tipo de bebida fique limitado a uma lata por dia. Misturar bebidas alcoólicas e energéticas deve ser evitado.

- Esta combinação potencializa os efeitos causados pelas bebidas energéticas.

Para se recuperar da folia, Fernandes indica o chá de talo de alface, que é rico em substâncias calmantes.
Fonte:Marcella Sobral - O Globo Online
http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2007/02/16/294604498.asp
Dicas para manter uma boa alimentação no carnaval - Plantão | Publicada em 16/02/2007
Matéria enviada por e-mail pela Advogada e amiga carioca ANA CAROLINA

Nenhum comentário: