segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Homem compra MP3 player e acha dados militares sigilosos

O neozelandês Chris Ogle comprou, há cerca de um ano, quando estava em Oklahoma, um tocador de MP3 usado. Ele pagou US$ 9 pelo dispositivo e, há algumas semanas, ao plugá-lo em seu computador, descobriu que o player continha dados sigilosos do Pentágono. Havia nomes, números de telefone celular e Seguro Social de soldados que estão no Iraque e no Afeganistão, em cerca de 60 arquivos.

De acordo com informações de diversos sites internacionais, o tocador também trazia arquivos que pareciam instruções para missões e listas de equipamentos para determinados locais no Afeganistão e Iraque. A maioria das informações parece ser de 2005.

Uma jornalista da Nova Zelândia, primeira a reportar a história, conseguiu fazer contato com pelo menos um dos soldados utilizando um dos números encontrados nos arquivos - ele desligou assim que ela informou o motivo do telefonema.

Oficiais do Pentágono afirmaram que sabem do caso, mas não podem falar sobre isso até que investigadores confirmem que a informação veio do Departamento de Defesa.

SEGURANÇA

Para Marc Rotenberg, do Electronic Privacy Information Center, em Washington, "o governo não está fazendo um bom trabalho para proteger as informações que coleta". Especialistas em segurança citados pela CNN também dizem que, apesar dos esforços governamentais para a proteção de dados sensíveis, este é um problema crescente.

Há dois anos, o Departamento de Assuntos para Veteranos perdeu um laptop que continha informações pessoais de milhões de soldados. Discos rígidos de computadores com informações secretas militares já foram encontrados à venda em mercados do Afeganistão.

"Quando você pode identificar pessoal americano, quando você tem seus nomes, seus endereços, seus celulares, você põe pessoas em uma situação perigosa", disse Rotenberg.

Neste caso do MP3, as informações acabaram em "mãos amigas". O neozelandês disse que o tocador de MP3 está sendo mantido em um local seguro e que ele devolverá o dispositivo "com alegria" aos militares norte-americanos assim que for solicitado.

Fonte: Terra
Veja mais: http://www.adnews.com.br/tecnologia.php?id=83060

Nenhum comentário: