terça-feira, fevereiro 17, 2009

Sabia que os seus competidores podem ajudá-lo a encontrar o nicho rentável?

Criar um novo website ou blog, muitas vezes prende-se com uma necessidade que o webmaster tem em alargar a sua rede de acção, os seus benefícios, os seus contactos, etc., sem que na verdade ele se questione sequer sobre o que está a fazer, ou qual a melhor forma de o fazer.

Ainda na semana passada iniciei uma série de artigos sobre como escolher um tema rentável para um blog, que abrange algumas das ideias inerentes à construção de novos websites ou blogs.

Uma das melhores formas de encontrar o caminho correcto para o sucesso, prende-se com a sua concorrência e aqueles que por determinados motivos já se encontram no mercado há mais tempo do que você. Eles serão os seus melhores guias, e certamente irão ajudá-lo a questionar-se sobre algumas coisas, mesmo antes de avançar com o seu novo projecto.

1. O SEU NOVO PROJECTO TRAZ VALOR ACRESCENTADO?

Embora muitas vezes se construa websites e blogs com o intuito de ganhar dinheiro, seja com programas de afiliados, seja com Adsense ou outras formas de rentabilização, é importante que o seu autor tenha em mente a necessidade de acrescentar valor ao leitor que o visita, independentemente de ser um mini-blog ou site meramente informativo.

Se os seus competidores apresentam um determinado nível de informação, é importante que você traga ao mercado algo de novo, caso contrário poderá não ser bem sucedido. Uma das questões mais simples de colocar nestas ocasiões é: ‘Que tipo de problema pretende resolver com o seu website/blog?’. Se conseguir responder a esta questão, está alinhado com os seus objectivos e necessidades.

2. QUEM É A SUA AUDIÊNCIA?

Compreender os diferentes tipos de audiência, bem antes de iniciar um website ou blog, é seguramente uma das mais importantes estratégias a ter em conta. Conhecer os diferentes tipos de pessoas, as suas necessidades, aquilo que procuram, os seus gostos, entre outras informações, faz com que você tenha uma abrangência muito maior, bem antes de iniciar o seu novo projecto.

Isso irá seguramente ajudá-lo a adaptar os seus conteúdos a essas necessidades, bem como a escolher os melhores programas de rentabilização para o seu novo projecto.

3. ONDE SE ENCONTRAM OS SEUS CLIENTES?

Por melhor conteúdo que o seu website/blog tenha, se ninguém o conhecer, valerá de pouco. É importante que você se coloque em frente da sua audiência.

Hoje em dia e com as ferramentas de SEO que existem, é extremamente simples executar pesquisas ao nível das palavras-chave, densidade de pesquisas, nível de concorrência, entre outros factores, que definem só por si, uma enorme vantagem face à concorrência.

Provavelmente você está familiarizado com algumas dessas ferramentas, sendo que já falámos de parte delas aqui no blog, pontualmente:

* Estimador de tráfego do Google
* Google Keyword Tool
* Google search-based Keyword Tool
* Microsoft Ad Intelligence Add-In
* Compete

É importante analisar os diferentes termos, pesquisas, palavras-chave e concorrência para determinadas pesquisas chave. Pergunte-se sobre que tipos de pesquisas as pessoas fazem hoje em dia, que questões estão na linha da frente, que problemas se encontram sem resposta, que áreas e palavras-chave os seus competidores não estão a preencher, etc.

4. QUAL É A NATUREZA DESSE MERCADO?

Hoje em dia um webmaster procura mercados novos e que estejam em crescimento acentuado. Agarrar-se neste momento a um mercado estabilizado ou em declinio, pode muito bem ser um tiro no pé, a não ser claro, que você tenha algo de novo para introduzir.

Procure analisar com eficiência o tipo de sites com que você quer concorrer. Compreenda se eles estão por detrás de grandes empresas, se são meros blogs ou sites para afiliados, etc. Será muito mais fácil para si competir com um blog ou mini-site, do que propriamente com um projecto alicercado por uma grande empresa.

5. QUE MERCADOS RELACIONADOS EXISTEM?

Se o mercado onde pretende entrar é extremamente competitivo, será que não existem mercados paralelos, de grande valor, onde você poderia procurar o seu sucesso? A ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google, a Google Keyword Tool, permite-lhe procurar por determinados termos, e ainda assim receber sinónimos e pesquisas paralelas, que podem muito bem funcionar como mercados de actuação.

Se por ventura você quiser entrar no mercado dos telemóveis, a competição pelas palavras-chave singulares é enorme e muitas vezes inglória. No entanto, existem mercados paralelos, com menor concorrência, mas ainda assim extremamente rentáveis.

Numa pesquisa por ‘telemóveis’ por exemplo. Rapidamente chegamos à conclusão de que as pesquisas paralelas por ‘jogos telemóveis’, ‘acessórios telemóveis’ ou ‘toques telemóveis’, são por ventura mercados paralelos rentáveis, e onde o nível de concorrência é à partida mais baixo. Este é apenas um exemplo, sendo que deverá executá-lo sempre que estiver a equacionar entrar num novo nicho de mercado.

6. EXISTE POTENCIALIDADE E RENDIBILIDADE?

Embora muitas vezes o ser humano tenha tendência para andar em rebanho, não significa que se muita gente está a fazer websites de namoro, estes sites são os mais rentáveis do mercado. Algumas áreas são na verdade díficeis de rentabilizar, sendo que outras encontram-se saturadas e é extremamente díficil inovar ou introduzir um novo nível de experiência para o utilizador.

A chave do sucesso encontra-se na procura por mercados rentáveis, e que não estejam a ser rentabilizados e/ou ocupados por grandes empresas. Essas, têm a capacidade de copiar projectos e ideias com relativa facilidade, pelo que é importante proteger-se contra eventuais acções. Um nicho rentável, é sempre um nicho rentável!
Veja mais: http://www.fique-rico.com/

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