quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Vamos dedicar algum do seu tempo ao SEO do seu blog?

Quando falamos em SEO - Optimização para Motores de Busca, geralmente falamos de técnicas de optimização para blogs e websites. No entanto, um dos maiores problemas dos blogueiros e webmasters dos dias de hoje, é não saberem priorizar quais as tarefas mais importantes a executar nos seus blogs, independentemente de todas elas estarem envolvidas em optimização para motores de busca.

Se por ventura perguntar a alguns dos seus amigos blogueiros, quais as tarefas de SEO mais importantes dos seus blogs, e quais aquelas em que eles dispendem mais tempo, provavelmente nenhum deles consegue ser exacto e preciso na resposta. Pior ainda, se perguntar a 15 blogueiros a mesma coisa, é bem provável que obtenha 15 respostas diferentes…

Para se conseguir definir prioridades na área do SEO, é necessário ter uma estratégia devidamente delineada e concisa, que leve a um determinado objectivo. Muitas vezes os blogueiros perdem a noção do que pretendem alcançar, simplesmente porque pretendem alcançar tudo, de uma só vez.

STRATEGY


1. DEFINIR OS OBJECTIVOS

Antes de qualquer passo é necessário definir os objectivos a que a sua estratégia se irá propor. Existem vários tipos de objectivos imediatos que você deverá equacionar antes de começar a pensar dedicar-se ao SEO do seu blog ou website. Vejamos apenas algumas das possibilidades em aberto:

* Pretende vender mais produtos/serviços;
* Pretende aumentar os níveis de tráfego do site;
* Pretende melhorar o impacto da sua marca no mercado;
* etc.

Conhecendo os diferentes tipos de objectivos existentes, fica mais fácil para si construir uma estratégia em torno desse mesmo objectivo. Assim que decidir para si qual o objectivo a trabalhar, deverá começar a construir uma lista de indicadores de performance, que o irão ajudar a atravessar o objectivo com maior coesão e fiabilidade.

Vejamos alguns exemplos novamente:

* Rankear na primeira página do Google para o termo A;
* Aumentar o tráfego dos motores de busca em X%;
* Conseguir X novos clientes vindos dos motores de busca;
* Vender X produtos por dia aos visitantes vindos dos motores de busca;
* etc.

Dependendo dos seus objectivos concretos, torna-se mais fácil orientar o seu pensamento e a sua estratégia de acordo. Se por ventura o seu objectivo é conseguir rankear melhor nos motores de busca e/ou receber mais tráfego orgânico, então provavelmente você deverá ter de se centrar na optimização SEO do seu blog. No entanto, se o seu objectivo for vender mais produtos, provavelmente a estratégia ideal seriam as campanhas de affiliate marketing e PPC. Os seus objectivos definem as suas tácticas.

2. QUE TIPO DE WEBSITE VOCÊ TEM?

O próximo passo passa por definir se você pretende atingir esse objectivo com um website já devidamente estabelecido ou com um novo website. Um site novo tem sempre a desvantagem de ter de trabalhar por um perfil de link building que provavelmente um website estabelecido não tem.

No que toca a rankeamento nos motores de busca, o link building tem um peso extremamente elevado nos dias de hoje.

Conseguir receber links no seu novo website não vai ser uma tarefa simples, sendo que na grande maioria das vezes isso implica a produção de conteúdo de qualidade. Quem começa sabe que à partida tem de mostrar o seu valor através dos seus conteúdos. A compra e venda de links nem sempre é a melhor solução para aldrabar o sistema, mas há claro está, excepções à regra.

Se tem um projecto relativamente recente, foque-se naquilo que são as regras básicas
- palavras-chave nas title tags, palavras-chave nos conteúdos, linking interno forte, uma estrutura compensada e um site simples de ser filtrado pelos robots. Aproveite também para ler este artigo com 12 técnicas de SEO básicas para utilizar no seu blog.

Se por ventura já tem um website devidamente estabelecido e com um link building bem construido, é bem provável que você tenha facilidade em chegar ao topo das pesquisas nos motores de busca, bastando para isso utilizar o linking interno do seu website. Quando se tem um site estabelecido, geralmente, o objectivo centra-se na produção de conteúdo de maior qualidade ainda, que possa atrair massas, links e todos os benefícios da orgânica do SEO.

XADREZ


3. VAMOS DEDICAR ALGUM DO SEU TEMPO AO SEO?

Depois de definir os seus objectivos e estratégias, é altura de decidir onde aplicar o conhecimento e acima de tudo o seu tempo. Existem várias manobras de optimização para motores de busca que são frequentemente utilizadas por webmasters e blogueiros, e que se consideram as técnicas principais a aplicar numa primeira instância.

* PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUALIDADE

Embora seja uma técnica de SEO indirecta ou subliminar, a produção de conteúdo de grande qualidade, que seja marcante e ao mesmo tempo que valha a pena ser linkado, é seguramente um dos primeiro passos a dar num website ou blog. Sem conteúdo que valha a pena ser linkado, dificilmente se consegue subir nos rankings rapidamente.

Quando iniciar um novo website ou blog, questione-se sobre algumas coisas antes de publicar os seus novos conteúdos:

- o seu conteúdo é único e intemporal?
- o seu conteúdo resolve algum tipo de problema/dúvida?
- o seu conteúdo providencia ideias ou imaginação?
- o seu conteúdo cria controversia no meio?
- o seu conteúdo apela ao debate e/ou conversação?

Se não conseguir responder a pelo menos uma destas perguntas, o melhor mesmo é reformular a sua estratégia antes de lançar o seu novo projecto aos tubarões.

* ACESSIBILIDADE

Uma das estratégias mais importantes da optimização para motores de busca prende-se com a acessibilidade do seu novo website ou blog. Preocupe-se em manter o seu website acessível tanto aos motores de busca como aos seus leitores, através da utilização de ferramentas como o Google Webmaster Tools ou da optimização através de Robots.txt, por exemplo.

* LINK BUILDING

No começo, quando o seu novo website ou blog está a dar os primeiros passos, todos os backlinks contam. Construir um bom perfil de link building tem tudo a ver com relacionar-se com os outros. Invista algum tempo a visitar outros blogs e websites, faça novos amigos e conhecidos, invista na promoção do seu blog e acima de tudo cumpra os dois passos anteriores. Com bom conteúdo e boas relações, os links surgem com toda a naturalidade possível.

* CONTEÚDO ON-PAGE

O conteúdo dentro de páginas é tão importante quanto a densidade de palavras-chave nele contidas. Preocupe-se em utilizar a semântica a seu favor, recorrendo a palavras-chave específicas, sinónimos e variações que o possam ajudar nas pesquisas de longo termo. Aproveite também para linkar internamente para outros artigos relacionados, bem como a linkar para páginas relacionadas, utilizando sempre palavras-chave nos links.

Embora se considere que o SEO tem tudo a ver com tweaking, acredito que nos dias de hoje tem tudo a ver com objectivos, visão e estratégia. Todos aqueles que conseguem definir objectivos e estratégias, conseguem a médio/longo prazo atingir feitos realmente importantes, independentemente de usarem tweakings ou não. É tudo uma questão de atitude e estratégia.
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2008/10/09/12-tecnicas-de-seo-que-devera-evitar-utilizar-nos-seus-blogs-e-sites/

Nenhum comentário: