sexta-feira, março 27, 2009

12 formas de destacar o seu blog de toda a sua concorrência!

Nos dias de hoje e tendo em conta que nascem milhares e milhares de blogs diariamente, torna-se essencial conseguir destacar o seu trabalho da demais concorrência. Embora essa estratégia seja no seu âmbito geral complicada e um processo a longo termo, existem diversas formas de destacar o seu blog da concorrência imediatamente!

Algumas destas directrizes você provavelmente já conhece, ou já ouviu falar, mas a verdade é que nunca as colocou em prática no seu blog. É importante que você tenha capacidade de investir em si e nos seus projectos, caso contrário eles nunca se irão destacar da concorrência, muito menos render dinheiro. Se você não aposta no seu próprio projecto, porque haveria um anunciante de o fazer por si?

1. ESCOLHER UM TEMA ÚNICO E DIFERENTE

Ser o primeiro a abordar um determinado tópico/assunto não garante sucesso imediato, mas provavelmente ajuda. Esteja atento às novas tendências do mercado, especialmente e no que concerne a produtos, marcas, serviços, etc., e seja o primeiro a fazer cobertura dentro de um nicho de mercado desses.

Alguns exemplos relativamente recentes foram por exemplo os tópicos relacionados com séries de televisão, iphone, android, playstation3, entre outras coisas. Todos eles são nichos de mercado específicos, onde é possível ser-se diferente e acima de tudo único.

2. PROCURAR UM ESTILO PRÓPRIO

Quando me iniciei nas lides do ganhar dinheiro online com a introdução deste blog, já existiam alguns players no mercado. No entanto, fui aos poucos introduzindo o meu estilo editorial, abordando as temáticas que considerava mais importantes, e encontrei um espaço para mim no mercado.

Hoje considero este blog único e bastante dispare de toda a restante concorrência, meramente por uma questão de estilo próprio. Se por ventura decidir entrar num nicho de mercado com alguma concorrência, lembre-se que é importante introduzir um estilo diferente, um facto novidade.

3. UM TEMPLATE ÚNICO

Um blog que se considera único, regra geral tem um layout único. Se reparar, os grandes blogueiros dos dias de hoje são todos reconhecidos rapidamente pelos seus blogs e pelas suas marcas. Todos eles têm blogs únicos e customizados, o que representa parte da unicidade desses mesmos blogueiros.

Ontem dei-lhe a conhecer diferentes themes wordpress premium que poderá adquirir por preços muito baixos, e que na verdade podem ser adaptados ao seu estilo e à unicidade que você procura.

4. CONTEÚDO DE QUALIDADE

Como sempre digo, a melhor forma de se destacar rapidamente da sua concorrência é escrevendo conteúdos de grande qualidade.

Trazer para o público informação credível, única, interessante e que resolva problemas é a melhor forma de destacar o seu blog no imediato. Se pretende escrever e falar sobre os mesmos assuntos que toda a sua concorrência já fala, então o melhor mesmo é nem começar!

5. SEJA PROACTIVO

Ser proactivo é extremamente importante, especialmente quando se está a começar um novo blog. Comentar regularmente nos seus artigos em resposta aos seus leitores, participar activamente de comunidades online e redes sociais, comentar regularmente em outros blogs, ajudar os seus leitores, entre outras coisas. Quanto mais proactivo você for, mais rapidamente irá criar impacto na comunidade e ganhar o respeito daqueles que por ventura o visitam.

6. APAIXONE-SE PELOS SEUS LEITORES

Quantos e quantos blogueiros chegam ao topo e deixam de se interessar pelos seus leitores? A grande maioria desses experts acaba mais tarde ou mais cedo por cair por terra e/ou ver a concorrência a marcar uma posição muito mais dominante.

Se pretender destacar-se no meio da sua concorrência, é importante que esteja disposto a valorizar os seus leitores, os seus comentadores e todos aqueles que de alguma forma contribuem eficientemente para o crescimento do seu blog.

Todos eles são leitores únicos, que provavelmente possuem blogs e redes de sites, pelo que criar relações hoje, pode significar rendimentos acrescidos amanhã.

7. SEJA ORIGINAL

Quanto mais original você for, seja de uma forma profissional, humoristica ou sarcástica, melhor. Se você não introduzir sangue novo no seu nicho de mercado, rapidamente será visto como mais um player que tenta aproveitar-se dos seus leitores para seu benefício próprio.

8. DÊ SEMPRE A SUA OPINIÃO

Seja a relatar uma notícia, a falar sobre um novo software ou simplesmente a mencionar a presença da Paris Hilton numa nova festa, dê sempre a sua opinião.

Todos aqueles que simplesmente reportam notícias, raramente conseguem construir um efeito de comunidade em torno do seu blog. Isso acontece porque o leitor não sente empatia e comunicação com o autor da notícia, o que invariavelmente faz com que este se retraia e evite comentar.

Se você der a sua opinião, questionar o seu público regularmente e procurar aproximar-se de quem está do outro lado da tela, provavelmente será bem sucedido!

9. UTILIZE ELEMENTOS VISUAIS

Já referi aqui no blog inumeras vezes, a importância de utilizar imagens nos seus artigos, gráficos, elementos, videos, ou qualquer outra coisa que possa agradar à vista do seu leitor e tornar o seu conteúdo mais único e agradável. Captar a atenção do leitor é também uma forma de ganhar mais dinheiro! Aproveite e visite estes websites onde encontrar fotografias livres de direitos de autor.

10. TÍTULOS ATRACTIVOS

Quanto mais atractivos forem os títulos dos seus artigos, melhor. Muitas vezes os blogueiros cometem o erro de escrever títulos que mais tarde não correspondem propriamente aos conteúdos publicados, induzindo o leitor a um enganado, que pese embora seja premeditado, não traz rendimento.

É importante escrever títulos atractivos, mas que depois correspondam às expectativas do leitor, caso contrário, você irá dar-se mal!

11. DESTAQUE OS SEUS MELHORES CONTEÚDOS

Muitas vezes visito blogs que têm conteúdos formidáveis, mas que na grande maioria dos casos só os encontro a partir dos arquivos.

Se pretende destacar o seu blog, deverá começar por destacar primeiro os seus melhores conteúdos! Coloque-os na página de entrada do seu blog, numa posição dominante, e dê aos seus leitores a oportunidade de conhecerem o melhor do seu blog!

12. ACTUALIZAÇÕES CONSTANTES E REGULARES

Vejo com enorme tristeza, nascerem diariamente blogs com enorme potencial, que começam com grande vontade, mas que rapidamente passam para um esquema de 1 ou 2 artigos por semana. Se pretende destacar-se da sua concorrência nos primórdios do seu blog, tenha em conta a regularidade com que o actualiza.

Mantenha uma linha editorial constante, com conteúdos de qualidade e regulares. Quanto mais informação de qualidade providenciar aos seus leitores, melhor.

Estas são apenas 12 formas de destacar o seu blog da concorrência, mas existem seguramente muitas mais. O mais importante de tudo é ter sempre em mente que é necessário ter um estilo próprio e ser-se efectivamente diferente de alguma forma.

Existem mercado para todos e seguramente que ainda estamos todos a tempo de entrar numa qualquer área de negócio!
Fonte: http://www.fique-rico.com/2009/03/27/12-formas-de-destacar-o-seu-blog-de-toda-a-sua-concorrencia/

Nenhum comentário: