sábado, março 07, 2009

Adsense introduz novos anúncios expansíveis - Expandable Ad Units

A Google anunciou ontem um novo formato de anúncios expansíveis, intitulados de Expandable Ad Units, mas que infelizmente (ou não) não estão disponíveis em todos os países ainda,. Basicamente estes anúncios são muito parecidos com banners publicitários, mas que expandem progressivamente e conforme a interacção é feita com o leitor, clicando nessa mesma publicidade.

A equipe do Google Adsense refere no seu blog que os anúncios são servidos tanto em CPC (custo por clique) ou CPM (custo por impressão), sendo que o editor tem possibilidade de escolha. Se por ventura escolher o modelo CPC, só será pago quando um visitante clicar no anúncio e visitar o anunciante.

No entanto e ao que parece, estes novos formatos de anúncios expansíveis só estarão disponíveis a editores que cumpram as seguintes regras:

* Se adicionerem o código AdSense directamente no código fonte do seu site;
* Se tiverem anúncios de imagem disponíveis para servir.

Inicialmente pensava-se que os anúncios seriam apenas exibidos em localizações específicas, mas de acordo com um artigo do Problogger, parece que a Google enganou-se ao redigir o seu artigo no Blog Inside Adsense, e na verdade qualquer editor será capaz de apresentar anúncios expansíveis, só que infelizmente, estes anúncios estão apenas a ser utilizados por anunciantes Norte Americanos numa primeira fase.

Isso significa que se o seu website ou blog não tiver tráfego Norte Americano, não serão apresentados anúncios expansíveis a ninguém, basicamente.

Outro dado interessante será avaliar o preço pago por clique para anúncios deste tipo. Geralmente anúncios de rich media são bastante atractivos e rentáveis, e são também uma forma de a Google pedir mais dinheiro aos seus anunciantes de topo, por um anúncio de topo.


VANTAGENS DOS ANÚNCIOS EXPANSÍVEIS

Como em tudo na vida existem vantagens e desvantagens nesta nova proposta da Google, pelo menos na minha opinião e na opinião de outros editores certamente.
Nesta primeira fase, diria que a grande vantagem deste formato prende-se com o seu estilo.

Uma vez que se trata de rich media, os anúncios serão muito idênticos a banners publicitários, o que poderá induzir o leitor a clicar. Como é certo e sabido, já existem muitos leitores com “ad blindness”, ou seja, são cegos para os anúncios do Google e muito raramente clicam em algum. Este novo formato pode no entanto mudar essa perspectiva.

Outra grande vantagem poderá vir a ser o preço por clique deste tipo de anúncios. Uma vez que são um formato novo e ainda por cima em rich media, será provavelmente uma forma de a Google cobrar mais aos seus anunciantes de topo, oferecendo também uma rendibilidade superior aos editores que utilizam campanhas CPC.

Para terminar ao nível das vantagens, a proposta em CPM poderá ser muito interessante e rentável para editores que fazem muitos milhares de pageviews por dia. Com um CPC de $2 ou $3 já é possível fazer grandes quantidades de dinheiro, sem que exista sequer a permissa do clique.

DESVANTAGENS DOS ANÚNCIOS EXPANSÍVEIS

Embora ainda seja cedo para se falar em desvantagens, a verdade é que elas poderão existir numa primeira fase. Para começar, o modelo CPC do Google prevê que o anúncio seja clicado pelo menos duas vezes até para que o editor receba a sua comissão por clique. Isto significa que o leitor tem de clicar no anúncio uma primeira vez para ele expandir dentro do seu próprio blog, e clicar uma segunda vez para visitar a página do anunciante.

Se por ventura o leitor clicar apenas uma vez para expandir o anúncio, e não visitar a página do anunciante, o editor não recebe qualquer comissão, acaba por fazer publicidade de imagem gratuitamente e ainda fica com uma grande parte do seu blog coberto com um anúncio que na verdade não lhe traz rendimento.

Isto significa que o modo de operação dos anúncios expansíveis é muito semelhante aos agrupamentos de links Adsense, ou seja, são pagos ao duplo clique. A desvantagem inerente às Expandable Ad Units é que estas são mostradas ao dobro do seu tamanho original quando se expandem, poluíndo muito mais o espaço visual do leitor e obrigando o mesmo a um outro clique para fechar essa expandibilidade.

A outra grande desvantagem para já é o facto de existirem apenas anunciantes Norte Americanos. Embora para determinados blogs de nicho isto não seja um problema, a verdade é que para sites e blogs escritos em Português e para tráfego Português significa perder dinheiro. É uma questão de tempo até as Expandable Ad Units começarem a rolar em Portugal e no Brasil, mas não deixa de ser frustrante….

COMO FUNCIONAM OS ANÚNCIOS EXPANSÍVEIS?

Basicamente os anúncios expansíveis funcionam de forma a proteger o anunciante e o editor, bem como não arriscam a comprometer a experiência do utilizador. A Google refere no seu blog a forma como estes anúncios funcionam, vejamos:

* Os anúncios só expandem após o utilizador clicar neles ou interagir com o anúncio. Passar com o rato por cima do anúncio ou efectuar um scrool não fazem com que o anúncio expanda, de forma a proteger o leitor de potenciais expansões acidentais.
* Um anúncio expansível não se expande mais do dobro da sua altura e largura.
* Após expandir, o anúncio aparece por cima do seu conteúdo sem que de alguma forma interfira com ele ou com a disposição gráfico do seu website ou blog.
* O utilizador pode fechar a expansabilidade do anúncio sempre que o desejar.
* Todos os anúncios expansíveis têm de cumprir o programa de policiamento anúncios de imagem Adsense.

Agora é aguardar ou começar a rentabilizar websites e blogs de nicho que recebam tráfego vindo dos Estados Unidos. Eu como tenho alguns vou aproveitar para fazer alguns testes e analisar os rendimentos nos próximos dias.
Veja mais:http://feeds2.feedburner.com/fiquerico

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