segunda-feira, março 16, 2009

Artista holandês usa cabeça como "tela"

O artista plástico holandês Levi van Veluw desenvolveu uma série de auto-retratos em que utiliza sua cabeça como 'tela' para suas próprias criações.


O holandês Levi van Veluw cria texturas e desenhos sobre seu rosto para depois fotografar a si mesmo, em uma espécie de auto-retrato. O uso de pedras faz parte da série "Materiais".

Com luz, grama, galhos de árvore, madeira, carpete, pedras, cabelo e outros materiais do dia-a-dia, ele próprio faz "esculturas" e desenhos sobre sua figura, e em seguida se fotografa.


Van Veluw diz que o tema da repetição é bastante interessante, por permitir seu uso para vários fins. Com perucas, ele questiona o significado que as pessoas atribuem aos objetos a seu redor.

"Cada elemento é escolhido conscientemente", diz o artista. "Minha cabeça é o veículo dessas transformações e combinações, mas o rosto inexpressivo - quase universal - permite ao espectador se projetar no trabalho."

Sua obra mereceu vários prêmios de arte, inclusive o de melhor fotógrafo de Belas Artes de 2007 no International Photo Awards, dos Estados Unidos.


Com "Paisagens", o artista tenta usar elementos como grama e galhos de árvore para dar uma "terceira dimensão" ao que na pintura tradicional seria visto em duas dimensões.

As fotos estão sendo exibidas na Ronmandos Gallery, em Roterdã, na Holanda. Em abril, elas poderão ser vistas na mostra Art Brussels, em Bruxelas, na Bélgica.
Veja mais: http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/0
/090309_galeriacabecaml.shtml

Nenhum comentário: