quarta-feira, março 25, 2009

Herpes: Cientistas descobrem processo natural para combater o vírus

Pesquisadores descobriram uma maneira de nosso sistema imunológico combater o vírus causador do herpes.

Os cientistas, da Universidade de Montreal, junto com alguns colegas americanos, identificaram um processo celular que procura, identifica e combate a doença. O estudo durou cinco anos.

“Uma vez que as células de alguém são infectadas com o herpes tipo 1, o vírus sempre volta após o tratamento, já que ele se esconde e bloqueia a proteção do nosso sistema imunológico”explica Luc English, da Universidade de Montreal, que foi o chefe das pesquisas.

“Pela primeira vez, nosso time identificou um mecanismo de combate celular nesse jogo de esconde-esconde” completa. Finalmente: Uma maneira de erradicar o vírus da Herpes.

Os cientistas descobriram que a membrana nuclear de uma célula infectada pode “encontrar” o tipo 1 de herpes e estimular o sistema imunológico a combater a doença. A descoberta foi feita quando os pesquisadores estudavam células infectadas de ratos.

Agora, eles planejam descobrir maneiras para aplicar o mecanismo de defesa contra a herpes em outras situações, quando as pessoas estão infectadas por outro tipo de vírus. O estudo pretende descobrir formas de “encontrar” vírus e bactérias que conseguem se esconder do sistema imunológico, como o HIV e até mesmo o câncer.

De acordo com outro professor da Universidade de Montreal e co-autor da pesquisa, Michel Desjardins, as opções de tratamento desse tipo, se tudo correr bem, serão aplicáveis em uma década.

“Agora que identificamos os mecanismos para a defesa contra o herpes tipo 1, estamos um passo mais perto de desenvolver tratamentos que podem ativar a defesa imunológica contra outros vírus” diz Desjardins.

“Talvez não seja possível erradicar completamente o vírus, mas sabemos que conseguimos deixa-lo em estado latente”.

Sobre o herpes:
Há dois tipos de vírus que causam a doença: o tipo 1 simples, que causa feridas faciais, e o tipo 2, que causa herpes nas regiões genitais. Por enquanto, é uma doença que não tem cura. [Science Daily]
Vejamais: http://hypescience.com/herpes-cientistas-descobrem-processo-natural-para-combater-o-virus/

Nenhum comentário: