domingo, março 15, 2009

O mundo negro do Orkut

Depois que você ler isso seu Orkut nunca mais será o mesmo.

Janeiro de 2004: Foi criado o Orkut por Orkut Büyükkökten. O Brasil é o país com o maior número de membros, superando inclusive os EUA.

O orkut de repente virou uma febre nacional, antes você até necessitava de um convite de um membro para ser cadastrado, hoje não, qualquer um acessa o site e já se cadastra.

Bom, antes de qualquer coisa as pessoas costumam dizer: “o meu Orkut”, primeiro que ninguém tem nada, ele é gratuito e a senha só apenas para acesso, pois o gestor do programa pode alterar o que bem achar necessário.

01.FOTOS NO ORKUT: Aí está o perigo de muitos incautos colocarem fotos da sua vida, família, interior da casa, festas, fotos bizarras... E ainda tem gente que acredita que usa o dispositivo de bloqueio de visualização de fotos, isso é pura balela. O provedor do Orkut é tão vulnerável que por ele penetra uma infinidade de vírus e hackers.

E aquelas pessoas que colocam fotos de biquíni ou em poses sensuais!!! Com a tecnologia dos “photoshopings da vida”, uma foto de alguém de biquíni pode ser manipulada e jogada nua na rede. Segundos os especialistas da área, uma foto jogada na rede vai permanecer girando mundo afora por anos, o pior que em questão de minutos voa longe. Certo vírus lançando em Israel por e-mail precisou de 01h para infectar vários micros no Brasil, isso pra você apenas sentir a velocidade da rede.

Como copiar uma foto do orkut? É a coisa mais fácil, clica na foto e “salvar imagem”, a partir daí sua foto estará pronta para ser manipulada.

Tem gente que diz que tem o orkut bloqueado para terceiros, esqueça isso, mas indo por essa crença tem gente que envia programinhas/mensagens com fotos para amigos, lá o orkut dele é aberto e sua foto retirada por tabela por outros.

02. QUEM ESTÁ NO ORKUT?

Um monte de pessoas de bem, beleza!... Mas, ninguém é ingênuo para não acreditar que um acesso público não esteja cadastrado também milhares de bandidos, prostitutas, traficantes, pedófilos...

Faça um teste e digite no campo PESQUISA DO ORKUT “Eu sou prostituta” / “Vá tomar no c...”/ “Eu adoro maconha”... Pesquise outra coisa de sua imaginação.

Além disso tem o Fake. Não sabe quem é o fake? São páginas cadastradas com foto, perfil, nome, etc... No entanto é outra pessoa que está ali maquiando dados.

Isso ocorre muito com pedófilo, coloca foto de menino ou menina no perfil para se aproximar de outras crianças, na realidade um grande malfeitor.

Milhões de pessoas possuem Orkut como “anônimo” eles não colocam foto e nada, não adicionam ninguém e passam a vida inteira bisbilhotando páginas.

03. MEU FILHINHO, MEU SOBRINHO... TEM ATÉ ORKUT!

É mesmo??? Se eles forem de menor saiba então que você adulto é responsável e pode responder ao Juizado de Menor/Ministério Púbico o uso da imagem do seu filho e ainda por cima escrever textos como se fosse ele.

Primeiro que o orkut é proibido para menores de 18 anos, os adultos manipulam data de nascimento para cadastrar menores.

Não fique pensando que sendo os pais ou responsável pode tudo por seus filhos, o Estado é superior a vocês nesta questão.

O pior que ainda tem gente que coloca fotos do filho de farda escolar identificando ele aos milhões de tipos de usuários onde ele estuda.

04. FALO TUDO!

Tem gente que fala tudo no orkut, diz por exemplo que vai na praia no dia seguinte, inclusive o local. Vai assistir um filme no shopping tal. O outro lado responde com o horário...Na troca de informações dão dados suficientes para alguém perverso mapear tudo.

Outras dizem no perfil: Estado Civil, Cidade que mora, gostos, etc... Ou seja, passa o seu cadastro a mais de 50 milhões de usuários na rede.

05. A EMPRESA, O MERCADO, SEU CLIENTE, ETC. ESTÃO DE OLHO.

O que muita gente não imagina é que hoje o site de relacionamento passou a ser monitorado por pessoas interessadas em diversas informações.

Muitas empresas hoje monitoram seus funcionários, e podem fazer isso porque o orkut é público. O seu cliente fica de olho em quem está fazendo negócio. O currículo chega a determinada empresa e logo vão ver como é você no orkut.

Vão às comunidade principalmente com o tema do tipo EU ODEIO... Quem contrataria alguém que tem uma comunidade: EU ODEIO O CHEFE! EU ODEIO ACORDAR CEDO... Ou BEBO ATÉ CAIR... Parece besteira, mas as empresas vêem isso com seriedade.

06. LEIO RESPONDO E APAGO...

Isso não funciona como você pensa, uma informação postada em determinado horário são lidas por milhares de pessoas em 30 minutos, incluindo amigos e ocultos. Mais uma vez: não se nesta que “meu orkut tem bloqueio de recados”.

Para funcionar realmente, você precisa ficar 24h com seu orkut aberto para apagar qualquer mensagem que seja postada antes de 5 segundos.

07. O ORKUT ESTÁ SEMPRE NA MÍDIA...

É comum hoje você ver na mídia uma atuação policial e logo a divulgação do site de relacionamento, Orkut. Cito: Caso Isabela, Eloah e tantos outros.

08. ADICIONEI UM PESSOA GENTE BOA, MESMO SEM CONHECER

“Me add aê”... Muitos pedidos desses, principalmente em comunidades de “add”. Você vai lá e aceita a pessoa sem mesmo saber a origem da mesma, se ela estiver foragida e houver uma busca policial, você pode ser uma testemunha do caso, por que não? Lá diz que é página de seus AMIGOS, portanto, o que um malfeitor faz lá?

Reveja suas ações.

O grande mal é a pessoa sempre imaginar que as coisas só acontecem com os outros.
Fonte: Desconheço a autoria do texto. Enviado por e-mail pela minha irmã SELMA TRINDADE

Nenhum comentário: