domingo, março 01, 2009

Usuários do Facebook definirão regras de uso

O Facebook está convocando seus usuários a participarem do desenvolvimento de sua nova política de uso da rede social.

A iniciativa foi tomada após a enorme polêmica envolvendo o novo estatuto do Facebook, anunciado na semana passada. Usuários ficaram bastante irritados com algumas das cláusulas, sobretudo as que comprometiam a privacidade dos usuários.De acordo com Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Facebook, quanto mais as pessoas compartilham informações sobre serviços como o Facebook, é criada uma nova relação entre os usuários da internet e as empresas que prestam serviço na rede. Segundo ele, a ira sentida pelos internautas na semana passada serviu para lembrar que os usuários do Facebook têm um verdadeiro sentimento de posse de suas contas.

Zuckerberg disse ainda que empresas como a dele têm necessidade de desenvolver novos modelos de governança constantemente.

O CEO diz que simplesmente reeditar um novo “termo de uso” não condiz com a realidade das redes sociais e que o Facebook está se projetando para que os usuários possam influenciar diretamente na criação de políticas de utilização do serviço a partir de agora.

No entanto, o fundador da maior rede social do mundo deixa um ponto fundamental bem claro: o Facebook vai continuar a tomar decisões independentes sobre quando e quaus produtos irá implementar na rede.

Embora essas modificações venham a ser coerentes com os princípios da Declaração de Direitos e Responsabilidades, feita em conjunto com os usuários, elas não estarão sujeitas à notificação ou voto por parte dos internautas.
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/28022009-4.shl

Nenhum comentário: