sexta-feira, março 06, 2009

Vírus simula acidente de Xuxa

Xuxa sofre acidente de carro nessa manhã no Rio de Janeiro”. A falsa notícia surge por e-mail e simula o design de uma página de notícia do portal Terra.


O remetente “Terra Notícias” (noticia@terra.com.br), o visual e as opções de interação (fotos, vídeos e opinião) podem iludir alguns usuários de que se trata de uma mensagem noticiosa enviada por e-mail, mas os endereços dos links apontam para endereços maliciosos.

Ao contrário da maioria das tentativas de contaminação virtual, a mensagem não apresenta tantos deslizes com a língua portuguesa no primeiro olhar e joga uma série de informações que podem parecer reais.

A falta de padronização e a linguagem, porém, revelam que há algo estranho na mensagem, que diz:

“A apresentadora rainha dos baixinhos "XUXA" continua internada no Hospital Francisco Limongi , no Rio de Janeiro, após sofrer um grave acidente de carro nesta manhã de quarta feira, mas não corre risco de morte, informou um amigo e sócio da apresentadora. "Ela está descansando. Teve várias fraturas, mas nada é permanente", garantiu Juarez Meyer. "Ela está com o espírito bom, mas sente muita dor", acrescentou Juarez Meyer. "Xuxa" dirigia acompanhada de sua filha Sasha , quando perdeu o controle do carro e capotou por diversas vezes antes de parar. O acidente ocorreu na esquina das ruas Raul Pompéia e Rainha Elizabeth, em Copacabana, Zona Sul do Rio. A apresentadora e sua filha foram socorridas pelos paramédicos e encaminhados de helicóptero ao hospital. O estado de saúde de Sasha não foi divulgado”.

O contato com o malware se daria a partir dos cliques nas opções de “fotos do acidente” e “vídeo de Xuxa sendo levada para o hospital”. Em hipótese alguma o internauta deve clicar em uma das opções, que levam a um endereço desconhecido e infeccioso.

O Terra e nenhum outro portal de notícias costuma enviar mensagens separadas aos usuários - exceto por newsletters e com o consentimento do internauta.

Um anti-spam eficiente é capaz de bloquear a mensagem.
Veja mais: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032009/06032009-3.shl

Nenhum comentário: