terça-feira, abril 21, 2009

5 estratégias de blogueiros de topo, para a produção de conteúdos para o seu blog

Por Paulo Faustino

Regra geral, quando estou inspirado para escrever aqui no blog, geralmente acabo por escrever conteúdos de grandes dimensões, repletos de informação que considero importante para o leitor. Já tentei por diversas vezes escrever conteúdos relativamente mais pequenos, mas a verdade é que para o fazer acabo sempre por deixar algum conteúdo de lado, o que considero uma falha que não compensa nem de perto, nem de longe, tanto o blog como o leitor. Mas, tal como em tudo na vida, o estilo de escrita depende de blogueiro para blogueiro.

Ao longo dos últimos 2 anos tenho lido centenas e centenas de blogs diariamente, e uma das coisas que reparei rapidamente, é que os blogueiros chamados "de topo", reunem quase sempre características semelhantes e inerentes a todos eles. São aquilo a que chamo as estratégias de topo para a produção de conteúdos de grande qualidade para blogs.

Obviamente que estas estratégias não são regra para nenhum blogueiro, mas são uma oportunidade para você rever a forma como apresenta as suas ideias e também a forma como aplica o seu conhecimento, diariamente, no seu blog.

1. ARTIGOS LONGOS E PROFUNDOS

Os artigos com mais de 1000 palavras são geralmente os chamados artigos pilares de um blog. Eles reunem uma série de informação e conhecimento de qualidade, e são resultado de várias horas de trabalho. Existem muitos blogueiros que evitam criar 3 ou 4 artigos pequeno numa série de artigos relacionados, e aproveitam para reunir todo o conteúdo num único artigo, tornando-o um canal mais importante de informação, inclusivamente mais autoritário ao nível das mídia sociais.

Geralmente este tipo de conteúdo atrai mais links, mais comentários e mais notariedade nas redes sociais. Estes tipo de conteúdos mais concisos, objectivos e profundos, faz com que o leitor sinta necessidade de participar com a sua opinião, ao mesmo tempo que pensa mais profundamente sobre a matéria em questão.

Infelizmente, produzir conteúdos deste tipo com grande regularidade é um processo desgastante e bastante complicado de atingir. Muitas vezes você irá dar de caras com uma enorme dificuldade em construir artigos de grandes dimensões, sendo que provavelmente também terá dias em que a falta de imaginação não o ajudará a projectar-se na blogosfera.

Tenha sempre noção de que só valerá a pena escrever um artigo de grandes dimensões caso você tenha conteúdo e conhecimento para lhe acrescentar. Escrever só por escrever nunca foi, e díficil é uma solução.

2. ESCREVER TODOS OS DIAS SEM INTERRUPÇÕES

Regra geral um blogueiro que produz conteúdo de qualidade todos os dias sem excepção, rapidamente se torna no centro das atenções. Isso acontece por diversos motivos, mas acima de tudo porque estes blogueiros têm a capacidade de estar constantemente a estimular os seus leitores com novas ideias e conteúdos de grande qualidade. São blogueiros destinados ao sucesso!

Escrever muitos conteúdos tem a grande vantagem dos motores de busca associada. Além de estar a estimular os seus leitores regularmente, o facto de escrever muito obriga a que os motores de busca estejam constantemente a visitar o seu blog à procura dos novos conteúdos para indexar. Isso aumenta drasticamente a taxa de crawling do blog, bem como permite uma maior e mais rápida indexação nos motores de busca.

Uma das grandes desvantagens por detrás deste sistema de blogging extremamente activo, é a dificuldade que você terá para gerir o blog aquando das suas férias por exemplo. A única solução parte exclusivamente pela produção de conteúdo e agendamento, de forma a que você possa estar de férias, descansado, ao mesmo tempo que o seu blog vai debitando novos artigos diariamente. Para quem tem dificuldades e falta de imaginação, esta táctica será provavelmente muito arriscada.

3. MUITOS ARTIGOS PEQUENOS POR DIA

Geralmente este tipo de estratégia está associada aos blogs relacionados com notícias, tecnologia, entre outros. É um estilo de participação muito peculiar, que obriga o blogueiro a escrever vários artigos por dia, de pequenas dimensões. Há blogueiros que conseguem escrever entre 5 e 20 artigos novos por dia.

Esta estratégia de produção de conteúdos geralmente obriga a que os seus leitores visitem o seu blog várias vezes aos dia, sob pena de perder o combóio das actualizações. Isso faz também com que a taxa de subscrição ao blog seja mais agressiva e eficiente.

Infelizmente este tipo de estratégia obriga a um desgaste muito grande ao nível da investigação, e da procura constante de conteúdos interessantes para lançar na blogosfera. O que acontece também a quem escreve múltiplos conteúdos deste tipo, é que a grande maioria deles peca pela falta de originalidade e pela falta de um tacto próprio.

4. CONVIDE OUTROS AUTORES PARA ESCREVER

Existem inúmeros blogueiros que nos dias de hoje convidam outros autores para escreverem regularmente nos seus blogs. Há também quem pague a determinados autores pelos seus conteúdos. Ainda assim, regra geral, o autor do blog escreve sempre mais que todos os outros autores participantes.

Geralmente este tipo de estratégia é posta em marcha quando o autor do blog pretende libertar-se para desenvolver novos projectos. Há muitos blogueiros que conseguem recepcionar muitos guest-posts graças à quantidade de tráfego que o seu blog, não tendo de gastar um único cêntimo com a integração da estratégia. No entanto, existem muitos outros que pretendem construir credibilidade e acabam por investir em produtores de conteúdos profissionais.

Um dos maiores problemas associados a um blog multi-autor é o facto de este rapidamente deixar de pensar a ’si’ e passar a ser um blog de vários autores. Independentemente de tudo o que você escreve, os seus leitores identificam-se essencialmente consigo e com a sua imagem, pelo que é importante ir mantendo uma regularidade na forma como você participa no seu blog. Nunca deverá descurar a sua participação, que deverá ser activa e de presença regular.

5. ARTIGOS COM VISTA ÀS MÍDIAS SOCIAIS

São vários os blogueiros de sucesso que nos dias de hoje produzem conteúdos direccionados para as mídias sociais. Geralmente são artigos em formato de listas ou dicas, sendo na sua grande maioria compilações de informação extremamente interessante e de assimilação rápida. Este tipo de artigos é extremamente forte ao nível das redes sociais e consegue direccionar grandes quantidades de tráfego.

Existem alguns problemas associados a este tipo de conteúdos, sendo que estes acabam por se tornam muito impessoais e regra geral muito repetitivos. No entanto, são excelentes direccionadores de tráfego.
Tal como acontece com tudo o que passa nas redes sociais, nem sempre é líquido que aquilo que desenvolva se torne um ‘hit’ ao nível das redes sociais.

É importante não estar constantemente a escrever conteúdos com vista às redes sociais. Além de massar os seus leitores, irá rapidamente descredibilizar o seu blog e a sua imagem, que poderá ser colocada em causa em troca de tráfego, ao invés de na construção de uma comunidade de qualidade e baseada em experiências pessoais.

É IMPORTANTE TRABALHAR ARDUAMENTE!

Nenhuma destas estratégias de topo é na verdade um segredo ou uma arte ao alcance de poucos blogueiros. Elas são na verdade estratégias que resultam de muito trabalho e dedicação.
Se pretende elevar o seu blog a um nível superior, deverá sempre ter em mente que a dedicação, perseverança e paciencia, são as chaves para o sucesso!

Aproveitando o tópico, qual é a sua estratégia ideal para gerir um blog de topo?
Fonte: http://www.fique-rico.com/2009/04/21/5-estrategias-de-blogueiros-de-topo-para-a-producao-de-conteudos-para-o-seu-blog/

Nenhum comentário: